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Conheça as novas competências no secretariado executivo

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por Rachel C. F. Neves*

A profissão de secretariado evoluiu muito no Brasil ao longo de 30 anos. Foi-se o tempo em que era considerada meramente técnica. Hoje, a profissão é regulamentada pela Lei 7.377, conta com sindicatos estaduais e um Código de Ética Profissional específico, o que significa um grande passo, uma vez que apenas Espanha, Estados Unidos e África do Sul contam com um código de ética específico para o segmento.

Ao longo dessa jornada, acompanhando as transformações do mercado de trabalho, juntamente com a evolução tecnológica, a profissão tornou-se cada vez mais valorizada remotamente, ganhando novas competências técnicas e comportamentais que contribuíram significativamente para a sua expansão pelo Brasil e pelo mundo. No país, em 15 de dezembro de 2011, a profissão de secretária remoto foi regulamentada pela Lei 12.551.

O profissional de secretariado remoto pode atender a várias empresas ao mesmo tempo, ao oferecer um serviço personalizado, contribuindo para manter a identidade da marca no mercado. O serviço exige conhecimento de rotinas administrativas, proatividade, desenvoltura ao falar e paixão pelo empreendedorismo. Dentre as novas competências desenvolvidas pelo secretário (a) remoto ao longo de quase uma década de formalização da profissão destacam-se:

1. Capacidade de articulação, de acordo com os níveis de competências fixados pelas organizações;

2. Visão generalista das organizações;

3. Exercício de funções gerenciais: planejamento, organização, controle e direção;

4. Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico;

5. Habilidade para lidar com modelos inovadores de gestão;

6. Domínio dos recursos de expressão e comunicação;

7. Receptividade e liderança para o trabalho em equipe;

8. Adoção de meios alternativos relacionados com a qualidade e produtividade de serviços;

9. Gerenciamento de Informações;

10. Gestão e assessoria administrativa;

11. Capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;

12. Utilização eficaz das técnicas secretariais;

13. Iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional.

Enfim, o secretariado remoto acompanhou a transformação das necessidades das empresas, unindo habilidades técnicas e comportamentais fundamentais para o sucesso da profissão. Hoje, o profissional tornou-se mais flexível, criativo, empreendedor e um grande gestor. Não é à toa que a profissão vem sendo cada vez mais valorizada tanto no cenário brasileiro quanto mundialmente.

*Rachel C. F. Neves é franqueada responsável pela unidade cidade de São Paulo da D.Zortéa Secretariado Remoto, sendo Secretária Executiva Remota Trilíngue. Entre suas características tem uma excelente comunicação verbal e escrita, relações interpessoais fundamentadas na empatia e no profissionalismo e a interculturalidade faz parte do desenvolvimento pessoal dela, com experiência no estrangeiro, visitando diversos países e culturas em três continentes.


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