Logo
Imprimir esta página

Abrindo novas portas: os desafios do empresário

pixabay pixabay

Ao abrir uma nova porta é possível encontrar novos sentidos, novos caminhos e novos cenários, mil e uma possibilidades

*Por Claudio Lopes

O empreendedor ou empresário é criador de sua própria história. Em algum momento da vida, ele precisou abrir uma nova porta. Aqui, coloco com uma linguagem metafórica.

O ato de abrir uma porta traduz a virtude da ação, precede de sentimentos de ansiedade e tensão, traz sentidos de novidade, mas também a sensação do medo, abriga o desconhecido, obriga a enfrentar novos desafios.

Mas somente ao abrir uma nova porta é que se pode encontrar novos sentidos, novos caminhos e novos cenários, mil e uma possibilidades.

Escrevo desta forma pois, isso traduz a essência do empreendedor que muitas vezes consegue desbravar seus caminhos e assim segue sozinho em suas oportunidades. Mas a história é testemunha que sem a ajuda o indivíduo muitas vezes sucumbi e não consegue seguir em frente.

Assim surge a figura do especialista. Na vida sempre procure um especialista, seja para sua saúde, para seu condicionamento físico, para as campanhas de marketing e, no caso deste artigo, o consultor tributário.

O especialista pode trazer uma visão mais centrada e mais assertiva de soluções.

No exemplo do consultor tributário, o mercado hoje busca profissionais que trazem como bagagem além das experiências profissionais, visão estratégia de negócios, o domínio de conhecimentos na gestão empresarial, assessoria financeira, gestão contábil e planejamento tributário, sendo assim essas capacidades são de grande importância para a prestação de um serviço de excelência.

Tenho notado isso, pelas demandas que muitos clientes solicitam nas consultorias que realizo. É perceptível que sem a experiência e sem a bagagem oriunda de grandes empresas, as barreiras encontradas, se tornariam grande empecilho para a apresentação dos resultados. Assim pode ajudar o empresário a chegar a uma visão global de seu próprio negócio.

Se fizermos um estudo mais amplo sobre esse tema, veremos que muitas empresas não possuem uma organização tributária condizente com o valor de sua instituição.

E este cenário fica pior ainda, quando na escolha da equipe que será responsável pela gestão tributária, o empresário faz a sua seleção a partir de critérios vinculados ao empirismo ou ainda vinculado a preço dos orçamentos apresentados, fazendo desta escolha uma espécie de leilão, deixando de fora a análise das capacidades dos profissionais.

Mas, felizmente, isso não é uma regra, pois ao perceber que os tributos são parte importante para maior eficiência nos lucros e resultados, cada vez mais, os empresários voltam suas energias para essa área.

O emaranhado de normas jurídicas existente e que faz as regras para a apuração e pagamento de tributos, não permite a atuação de aventuras profissionais, sendo assim, a escolha de um profissional habilitado é de extrema importância.

A organização dos documentos tributários, a análise de tributação de clientes e fornecedores, a verificação de passivos tributários, são apenas alguns exemplos de ações que podem trazer resultados.

Essa é apenas mais uma porta que o empresário empreendedor está desafiado a abrir.

* Sobre Cláudio Lopes

Graduado em Administração de Empresas (ITE), Pós-Graduação – Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas), Graduação em Direito (Unip) e Graduação em Ciências Contábeis (ITE). Atuou em Departamento Financeiro e Tributário de grandes empresas. Atua como Consultor Financeiro/Tributário e Contábil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto