Logo
Imprimir esta página

A importância do reconhecimento profissional em um ano de crise

Claudio Enrique Lubascher, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná - Nilton Russo Claudio Enrique Lubascher, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná - Nilton Russo

*Claudio Enrique Lubascher

O ano de 2020 começou com muitas oportunidades de negócios. As empresas que já haviam planejado as suas estratégias no ano anterior estavam esperançosas e empolgadas com novos projetos e ações. Nem mesmo o setor de turismo imaginava que, após registrar recorde de público no Carnaval deste ano, enfrentaria tamanha crise econômica e sanitária. As grandes companhias que dedicavam boa parte de sua estrutura para a gestão de crise, também não contavam em seus planos de risco uma reviravolta financeira como a vivida nos últimos meses, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Sem dúvidas, esse é um ano que entrará para a história. Não só pela proporção e impacto que a pandemia causou, mas por ninguém da nossa geração ter vivido uma experiência semelhante anteriormente. Os profissionais, das mais diversas áreas, precisaram ser resilientes para navegarem em um cenário tão complexo e desconhecido. Um ano desafiador em que as empresas tiveram que se reinventar.

Diante desse cenário, os executivos de finanças foram colocados à prova, em um desafio profissional extremamente grande e tentando, no meio do caminho, entender a extensão dos fatos que, para alguns foram positivos e para a maioria, negativos. Eles precisaram desempenhar um papel estratégico dentro das organizações. Foram chamados ao protagonismo. Mas não só por cuidarem do caixa ou até mesmo por buscarem formas de alavancar os recursos financeiros, mas por participarem de forma decisiva na composição dos negócios.

E pela capacidade de enfrentar esse novo momento é que precisamos reconhecer e valorizar todos os profissionais de finanças do nosso país. Por isso, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná neste ano fará o maior Prêmio Equilibrista de todos os tempos. Há 35 anos o Prêmio Equilibrista tem como objetivo destacar os profissionais da área de finanças das empresas. Mas neste ano, o prêmio tomou uma envergadura ainda maior, fazendo com que o próprio instituto se reinventasse: transmitiremos de forma digital e ao vivo a cerimônia de entrega dos prêmios para todo o Brasil e convidamos um palestrante de renome para abrilhantar ainda mais a noite.

Não somente por toda a trajetória de valorização profissional, chamada carinhosamente de o “Oscar” do mundo das finanças, que o IBEF-PR é reconhecido. Mas também pelos grandes eventos e ações realizadas no decorrer do ano, fortalecendo ainda mais o lado profissional dos executivos associados. Desde 2017, quando assumi a presidência e gestão do instituto, passamos por um período de muita entrega, graças à equipe da diretoria, aos coordenadores de comitê e pessoas envolvidas, que trabalham para criar eventos e ações tão relevantes para o setor.

Implementamos o CFO Night, uma noite de networking entre os profissionais da área e o CFO Day, uma manhã dedicada exclusivamente para os associados compartilhem experiências profissionais dentro de suas empresas. Realizamos mensalmente dois eventos técnicos, em busca de desenvolvimento e qualificação dos executivos, lançamos o Congresso CFO e revigoramos o relacionamento entre os associados.

Em 2017 ainda, instauramos um novo formato de reconhecimento, que acontece na mesma noite que o Prêmio Equilibrista e visa valorizar jovens promissores na carreira financeira, o Prêmio Revelação em Finanças. Neste período, lançamos também o Programa CFO, um dos únicos cursos de formação específico para profissionais da área de finanças. Desde lá, conseguimos atrair grandes patrocinadores de gestão para o instituto que o apoiam durante o ano em eventos e ações, além dos patrocinadores de comitês.

Em todos esses anos, o instituto tem feito uma série de ações, mas o grande diferencial está na capacidade de gerar conteúdo rico e relacionamento entre os profissionais da área de finanças – essa é a nossa missão. E para que tudo isso fosse possível, contamos com o apoio do conselho consultivo, do conselho fiscal e do conselho diretor, que hoje são formados por executivos comprometidos, profissionais altamente qualificados, verdadeiros amigos que se entregam ao propósito do instituto que é gerar conhecimento, agregar relacionamento e compartilhar experiências profissionais.

E quando olho para todos os resultados que o IBEF-PR alcançou até hoje, fico feliz em saber que o principal legado a ser deixado é de uma liderança participativa para que o protagonismo fosse de todos. Por isso, neste ano de 2020, precisamos ser ainda mais gratos por quem está perto, saber agradecer e reconhecer o esforço que todos fazem em prol de uma entrega conjunta, com valor para a sociedade e para o mercado. É com o sentimento de time que quero encerrar o ano.

O meu conselho para as empresas e executivos é: saiba valorizar o comprometimento da sua equipe. Reconheça aqueles que, com transparência, sempre agem a favor de todos e contribuem para o sucesso dos negócios. Todos nós, empresas e gestores, precisamos ter esse mesmo espírito de reconhecimento e de gratidão. Sem sombra de dúvida, esse é um ano que todos os executivos de finanças merecem ser reconhecidos e recompensados por tudo aquilo que se empenharam.

*Claudio Enrique Lubascher é presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná e também diretor geral do Hospital Santa Cruz. Ainda preside o CBEXs Chapter Paraná - Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde, sendo especialista em gestão de negócios.

Sobre o Prêmio Equilibrista

Desde 1985, o IBEF-PR realiza a entrega do Troféu Equilibrista. O evento tem como objetivo reconhecer as personalidades que se destacaram ao longo de suas carreiras e atividades exercidas no decorrer do ano.

Em função da pandemia, neste ano o evento será digital, contando com uma estrutura montada em estúdio para receber fisicamente os profissionais premiados e transmitindo ao vivo para todo o país. Os espectadores ainda poderão prestigiar uma palestra, também ao vivo e exclusiva com o fundador da Localiza e ex-secretário de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, José Salim Mattar Júnior.

PRÊMIO EQUILIBRISTA 2020
Dia: 29 de outubro
Horário: das 19h às 20h30
Faça a sua inscrição para receber o link da transmissão ao vivo
Inscrições: https://equilibrista.ibefpr.com.br

SOBRE O IBEF-PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Executivos, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto