Logo
Imprimir esta página

SUSEP Quer Implementar Nova Regra Que Pode Trazer Alívio Financeiro

SUSEP Quer Implementar Nova Regra Que Pode Trazer Alívio Financeiro

O Valor Econômico, publicou uma matéria nesta quinta-feira, dia 22, informando que as seguradoras brasileiras vão receber um alívio financeiro em 2021. Isso porque a (Susep) vai colocar em consulta pública, a partir de hoje, uma mudança nas normas de gestão de risco de liquidez, o que, na prática, pode liberar R$ 6,5 bilhões para as companhias.

A consulta ficará disponível por 30 dias. Após o prazo e após os ajustes feitos, a partir das sugestões recebidas, a autarquia prevê que as novas regras passem a valer a partir de 4 de janeiro. O que a Susep está propondo é a troca da exigência atual de as companhias manterem um colchão de proteção extra de 20% do capital de risco por um plano individualizado para cobrir o risco de liquidez.

De acordo com o que o coordenador-geral de regulação prudencial da Susep, César Neves, disse ao Valor, a exigência atual leva a um represamento de R$ 6,5 bilhões para as seguradoras, em torno do 6% do patrimônio líquido médio da indústria no país.

Neves explicou que as mudanças propostas foram baseadas nas melhores práticas europeias para o setor, consideradas as referências globais. A nova norma estabelece que cada seguradora faça os cálculos de necessidade de liquidez tanto em situações normais de operação quanto em cenários estressados, como em uma crise.

“As companhias então vão ter de apresentar nesta política alguma fonte de financiamento para suprir a necessidade de liquidez no cenário mais agravado”, acrescenta. Em contrapartida, serão liberadas de manter o buffer de 20%. “A mudança vai liberar recursos para as companhias investirem no próprio negócio”, explicou César. A proposta inclui a proibição de distribuição de dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP), caso a empresa enfrente problemas de solvência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto