Logo
Imprimir esta página

Dicas para você começar a planejar sua aposentadoria agora

Dicas para você começar a planejar sua aposentadoria agora

Especialista em Planejamento Previdenciário esclarece as maiores dúvidas sobre o assunto, dá dicas sobre o tema e fala sobre a importância de planejar a aposentadoria desde jovem.

Aposentar-se com tranquilidade e conforto é o sonho de muitas pessoas. Mas, planejar a aposentadoria é uma meta de longo prazo e que exige disciplina. Um hábito não muito comum no Brasil, o Planejamento Previdenciário é uma ação que deveria ser pensada desde jovem. Segundo estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Serviço de Proteção ao Crédito e pelo Banco Central do Brasil, seis em cada dez brasileiros ainda não se prepararam para a aposentadoria.

“O Planejamento Previdenciário, como o próprio nome diz, é um planejamento de aposentadoria, feito antes do indivíduo requerer o benefício de fato. Na prática, ele funciona como um estudo de todo o histórico do trabalhador, considerando aspectos como, idade, tempo de serviço e valor das contribuições ao sistemas previdenciários, tipo de atividade exercida, características dos diferentes regimes de previdência e a legislação envolvida. Esse diagnóstico quem faz é um especialista na área de Direito Previdenciário, e nele são avaliados todos esses itens”, explica Fátima Domeneghetti, advogada especialista em Direito Previdenciário, Previdenciário Internacional e do Servidor Público e, sócia do Domeneghetti Advogados Associados.

Fátima completa que após o levantamento de todas as informações citadas acima, são feitos os cálculos e entregue um parecer individualizado com a melhor estratégia para garantir uma boa aposentadoria, de acordo com os objetivos traçados pela pessoa.

“Planejar é um passo muito importante em diversas áreas da vida e com a aposentadoria não é diferente, ela representa um período em nossas vidas onde precisamos contar com uma renda que garanta uma qualidade de vida e estabilidade duradoura. Por isso, o Planejamento Previdenciário é um importante aliado para os trabalhadores que querem se aposentar de forma mais vantajosa, sem perder dinheiro”, comenta a advogada.

Dicas para um bom Planejamento Previdenciário

Para garantir que a aposentadoria seja mais vantajosa possível, a advogada esclarece aqui as dúvidas mais frequentes sobre o tema e dá dicas para um bom Planejamento Previdenciário.

1. Verificar qual regra de transição é mais vantajosa

A Reforma da Previdência trouxe diversas alterações nos requisitos de aposentadoria. Por isso, é importante atentar às regras de transição para não ter prejuízos no momento de requerer a tão sonhada aposentadoria. Com a Reforma da Previdência, passamos a ter uma Regra Geral e cinco Regras de Transição, então saber escolher qual caminho de aposentadoria seguir é, de fundamental importância na hora de se aposentar.

2. Verificar se todos os períodos contributivos serão reconhecidos

Através do Planejamento Previdenciário é possível analisar todo o período contributivo do trabalhador. Algumas análises são fundamentais, pois, caso o trabalhador faça o pedido da aposentadoria e, lá não constem períodos em que ele tenha trabalhado e contribuído, ele será prejudicado não só financeiramente, como também, talvez tenha que trabalhar mais, em função do não reconhecimento do tempo de trabalho no momento da aposentadoria.

3. Saber o valor do benefício da aposentadoria

As pessoas aguardam um bom tempo até se aposentar. Ao completar todos os requisitos exigidos para a concessão da aposentadoria, não pensam duas vezes, já dão entrada na aposentadoria sem estudá-la e planejá-la.

“A aposentadoria é um ato irrenunciável e irreversível. Por isso, o trabalhador deve ter cuidado na hora de requerer o benefício e saber se está escolhendo a melhor opção. Além disso, um bom Planejamento Previdenciário acaba protegendo o bolso do trabalhador, pois, auxilia a corrigir eventuais erros e indica o melhor caminho para atingir um benefício mais vantajoso, evitando que o indivíduo caia na tentação de se aposentar precocemente com regras desfavoráveis”, completa a advogada.

4. Projeção de um valor de benefício previdenciário futuro

Saiba que ao planejar sua aposentadoria, você também poderá simular diversas faixas salariais de contribuição ao INSS. Isso permite você escolher com quanto contribuirá por um determinado tempo, sabendo qual será o valor do benefício previdenciário com aquela contribuição. Por isso, ao pensar em contribuição previdenciária ou aposentadoria, saiba que antes vem o Planejamento Previdenciário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto