Logo
Imprimir esta página

Contratos ganham mais atenção nas empresas durante pandemia

Contratos ganham mais atenção nas empresas durante pandemia

Distanciamento social acendeu um alerta para as falhas em documentos que costumam ser elaborados de forma manual, aprovados e negociados por e-mail e geridos via excel

Há alguns anos, a implementação do modelo de trabalho intitulado de home office ganhou força no mercado. O que ninguém esperava é que tal modelo fosse praticamente imposto como uma medida de segurança por conta da pandemia causada pela Covid-19.

Empresas de todo o mundo se viram obrigadas a uma adaptação forçada que gerou novos desafios, abrindo assim mais espaço para a atuação de startups como o netLex, que faz a gestão de documentos de maneira prática e eficiente por meio de uma plataforma inteligente.

Historicamente, os contratos possuem um papel secundário dentro das empresas, pois muitas vezes são elaborados à mão, geridos pelo excel e com aprovações e negociações geralmente feitas por e-mail.

No caso da ArcelorMittal, cliente atendido pela netLex, a ferramenta auxiliou com assertividade no processo de elaboração dos contratos. A parceria foi capaz de inserir a empresa em um novo patamar, já que no passado, o sistema era uma barreira que dificultava a comunicação, por exemplo, entre o advogado e o colaborador, causando uma perda significativa na produtividade com consultas feitas em duplicidade e sem históricos eficientes.

Em números, houve um crescimento mensal de 18% (comparativo mês a mês) dos contratos elaborados pelo setor de suprimentos, 46% de redução do ciclo para emissão de procurações e um aumento de 266% dos usuários ativos no módulo de consulta ao jurídico.

Estudos da Associação Global de Gerenciamento de Contratos (IACCM) indicam que até 9,2% da receita anual das empresas é perdida por falta de gestão de contratos.

Já segundo o grupo financeiro multinacional Goldman Sachs, até 30% dos custos operacionais poderiam ser reduzidos através de uma melhor gestão contratual, que em tempos de crise se torna um fator essencial.

O netLex viu a procura pelas funcionalidades da plataforma aumentarem significativamente nos últimos meses, principalmente com a decretação, em inúmeras cidades, do lockdown.

Para o CEO da netLex, Flávio Ribeiro, a realidade hoje exige uma mudança de postura. "Poucas pessoas têm plena consciência que são os contratos governam as empresas. A forma com que elas se vinculam, seja com clientes, fornecedores, empregados ou parceiros, é através de contratos. O contrato é uma das principais ferramentas estratégicas em uma organização - está tudo lá dentro".

Ainda de acordo com Flávio, os benefícios de uma boa gestão de contratos para uma empresa são inúmeros. "É possível criar uma estrutura de incentivos e penalidades para melhorar a performance dos fornecedores, ou coletar ainda dados para identificar riscos e gerenciá-los de forma eficiente através dos contratos", complementa.

Vale ressaltar que atualmente, a netLex está participando do Scale Up Endeavor, programa que seleciona as empresas de maior crescimento e potencial para receber mentorias. "Temos também diversos cases de sucesso com clientes que adotaram nossa plataforma de gestão de contratos e entraram nas listas de diretores jurídicos finalistas e mais admirados do anuário da Análise Advocacia", finaliza Flávio Ribeiro.

Sobre netLex

Fundado em 2014 por Flávio Ribeiro e Wagner Possas, o netLex, com sede nas capitais Belo Horizonte e São Paulo, é uma plataforma especializada na automatização e gestão de documentos. O nome netLex é uma junção do termo "net" que representa Internet ou tecnologia e "lex" que significa lei ou direito em latim. Seu principal objetivo é a otimização de tarefas durante todo o ciclo de vida dos documentos, como: contratos, procurações, atos societários, peças processuais, normas, regulamentos, entre outros. A ferramenta busca utilizar de workflows inteligentes para garantir precisão e qualidade nesses documentos, garantindo assim as informações de maneira automática e estruturada. Desde o início, a empresa vem expandindo sua atuação com cases de sucesso em grandes empresas e já participou de alguns programas de aceleração, como por exemplo, Seed, Idexo (Totvs), Boostlab (BTG Pactual) e LinkOne (Unimed BH), onde recebeu um prêmio de destaque. Através de investimentos da Canary e Fundação Estudar Alumni Partners, a plataforma mantém uma constante atualização do software, sempre apresentando novas funcionalidades que garantem sua liderança na gestão de contratos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto