Logo
Imprimir esta página

Home office na advocacia, novos desafios e tendências

Foto: César Cinato Foto: César Cinato

por Fernando Magalhães*

Já escrevi logo no começo desta pandemia sobre o home office na advocacia. Falamos sobre urgência, custos, tecnologia, implicações trabalhistas e boas práticas para o bom andamento do escritório.

Porém, a realidade agora é outra. A pandemia não terminou, muitos escritórios e advogados gostaram da ideia e esta nova forma de trabalhar está se tornando cada vez mais comum.

Tenho visto várias formas de trabalho, desde escritórios que voltaram 100% ao presencial, quanto outros em que todos os advogados e a grande maioria do pessoal administrativo estão trabalhando em home office. Lembrando que outros estão no meio termo, com escalonamentos e regras para o trabalho presencial.

Mas o que fez com que estes escritórios tomassem direções tão diferentes? Vou detalhar algumas tendências sobre este assunto, derivadas da conversa que tenho mantido com vários escritórios:

os escritórios que precisam de contato diário com clientes (pessoa física) e que são considerados de “massa” estão na sua grande maioria trabalhando presencialmente. Estes escritórios dizem que seus clientes não têm tempo e condições de fazer reuniões on-line e, desta forma, estão abertos para atendimento. Quanto ao pessoal administrativo e devido ao volume de tarefas estão trabalhando em sistema de rodízio, priorizando o atendimento presencial;

escritórios pequenos, com até 8/10 advogados, têm trabalhado em home office, fazendo apenas reuniões extremamente importantes com clientes chaves presencialmente. O Administrativo, neste caso bem pequeno, só vai em ocasiões especiais;

por outro lado, escritórios de médio porte, com mais de 20/25 advogados, estão mais flexíveis, dividindo dias presenciais e dias home office, levando em consideração a área de atuação e senioridade. As áreas voltadas ao consultivo e arbitragem majoritariamente estão em home office, enquanto o contencioso está trabalhando presencialmente, porém nos dois casos ainda alternando home office e presencial. Quanto à senioridade, quanto mais sênior menos dias presencial. O administrativo em rodízio;

os grandes escritórios são bem mais complexos com a tendência de colocar grande parte dos advogados em home office e também boa parte do administrativo. Os principais sócios tendem a participar das reuniões presencias e os coordenadores de área também. Grande parte do administrativo voltou ao presencial.

Lembrando que estes são casos que verifiquei na realidade, e as variações são inúmeras e não existe uma regra que esteja sendo seguida pelos escritórios, o que vale muito também é a vontade dos sócios em como querem gerir seu negócio.

Todas estas mudanças já trouxeram custos para esta adaptação e podem trazer mais custos, caso seja decidida a migração total ou parcial para home office. Alguns escritórios irão diminuir o espaço físico, o que vai gerar custos neste momento, mas depois a manutenção diária e o custo com alguns benefícios irão cair muito.

E a pergunta é: com a diminuição a médio prazo dos custos, o valor dos honorários vão cair também? O valor não gosta com manutenção e benefícios seria destinado para inovações tecnológicas e cursos de aperfeiçoamento? Não vejo ainda uma tendência neste sentido, mas para mim o reinvestimento parece-me o caminho.

Não posso deixar de falar no fator psicológico. Uma mudança tão grande pode gerar afastamento entre os advogados e colaboradores, sem falar no desgaste emocional. Muito saudável e recomendável que pelo menos uma vez por semana exista este contato para não se perder o entrosamento e os laços emocionais criados. Afinal, até março convivíamos mais com nossos colegas de trabalho do que com nossa família.

*Fernando Magalhães é fundador e CEO da OM Assessoria, empresa especializada em gerar soluções claras para resoluções de problemas e para o desenvolvimento dos escritórios de advocacia, tanto financeiramente quanto qualitativamente. É graduado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA - USP), pós-graduado em Planejamento Estratégico para Escritórios de

Advocacia na GVLAW, da Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão Jurídica Estratégica na FIA – Fundação Instituto de Administração. Tem curso sobre Melhores Práticas de Escritórios de Advocacia, ministrado na TOTVS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto