Logo
Imprimir esta página

Cinco dicas essenciais para desenvolver soft skills e se destacar no mercado de trabalho

Cinco dicas essenciais para desenvolver soft skills e se destacar no mercado de trabalho

Executiva especializada em soft skills e palestrante, Erika Linhares, pontua habilidades comportamentais mais procuradas em novos recrutados no momento de pandemia

De acordo com dados do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,2% no primeiro trimestre deste ano, atingindo 12,9 milhões de pessoas. A alta é de 1,3 ponto percentual na comparação com o último trimestre de 2019.

Diante deste cenário de crise com o novo coronavírus, é preciso cada vez mais desenvolver habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, tanto para ir bem em uma entrevista e conquistar um novo emprego como para se manter no trabalho em que está. Afinal, o mercado não será mais o mesmo após a Covid-19. Muitas pessoas ainda correrão o risco de ser demitidas após o fim da crise e outras terão que se esforçar ainda mais para se manter onde estão.

Pensando nesse novo cenário, a executiva, pedagoga, e palestrante, Erika Linhares oferece 5 dicas para desenvolver soft skills, habilidades comportamentais que estão tornando-se cada vez mais necessárias e buscadas em todas as empresas. Com essas competências, é possível se destacar em sua função atual, ou garantir sucesso em uma entrevista de emprego:

1. Censo de coletivo

Estamos vivenciando um período em que o trabalho e a convivência harmônica em equipe é fundamental. É preciso pensar no desenvolvimento coletivo, destacar o potencial dos seus colegas de trabalho, ter empatia e usar a experiência pessoal para resolver conflitos e promover o respeito mútuo. Sucesso e soluções em equipe são recompensadoras, tanto pessoal quanto profissionalmente.

2. Confiança e desempenho

Confiança é fundamental para crescer. Demonstrar alta lealdade à empresa mesmo que o torne impopular e responsabilizar as pessoas perante os objetivos, valores e crenças da organização. Assumir a responsabilidade de entrega em um geral, não só se preocupar com as suas entregas. Esse é o caminho da autonomia no trabalho, algo que é conquistado através da confiança.

3. Reinvenção

Desafios e experiências potencialmente arriscados servem para melhorar. Identificar e buscar recursos - pessoas, processos ou técnica - são fundamentais para maximizar forças ou mitigar fraquezas. Inovação é sempre palavra-chave. Procure proativamente projetos ou tarefas impactantes. Enfrente desafios mesmo quando as coisas não estão indo bem. Entenda que quem tem medo não inova e quem não inova não terá espaço nas empresas. Faça coisas diferentes nas suas atividades, tenha ideias novas e coloque-as em prática.

4. Trabalhe a sua paciência e calma

Não tema ou fuja dos problemas, essa é a pior maneira de enfrentá-los. Aplicar a lógica para quebrar complexos problemas e dividi-los em partes ou subproblemas gerenciáveis é uma estratégia que exige calma. Resolva problemas difíceis e interconectados, assim você observa como eles são conectados. Permaneça frio quando desafiado, mantenha a compostura. Aceite críticas e sugestões de forma aberta.

5. O fracasso faz parte do aprendizado

Medo do fracasso é uma atitude de "Mindset Fixo". Seja "Mindset Progressivo" e entenda que fracasso faz parte do processo. Ter fracassos não significa ser um fracassado(a). Busque ser energizado por projetos de alta incerteza, mas com potencial para grandes resultados. Procure ser o primeiro a agir em situações desconhecidas ou inesperadas. Aprenda e evolua com as falhas. Reaja rapidamente aos contratempos.

Sobre Erika Linhares: Executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, chegou a ser sacoleira aos 15 anos quando o pai, dono de uma imobiliária, perdeu tudo na década de 90. Trabalhou ainda na área pública na Prefeitura de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Depois de entrar na faculdade de pedagogia, começou a carreira no sistema privado aos 19 anos, ganhando R$ 350 reais como atendente de loja. Vinte anos depois, deixou o mercado corporativo como diretora nacional de uma das maiores empresas do Brasil para atuar como gestora de carreiras em sua empresa, a B-Have. Mais de 15 mil pessoas e 600 parceiros comerciais passaram pela gestão da executiva.

Sobre a B-Have: A B-Have acreditas que os ambientes de trabalho foram, ao longo dos anos, contaminados por comportamentos como vaidade e vitimismo, que fizeram com que as pessoas, em todos os níveis hierárquicos, se sentissem infelizes e improdutivas. É fato que problemas existem e sempre vão existir, mas a B-Have acredita também que esses comportamentos podem ser modificados a partir de hábitos que, se praticados com o devido empenho, podem transformar a vida e as relações entre as pessoas no ambiente de trabalho. O resultado disso são pessoas mais prósperas e empresas mais lucrativas. Saiba mais: http://erikalinhares.com/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto