Logo
Imprimir esta página

A contratação de jovens melhor preparados vai ficar mais fácil para as empresas

Startup amplia sua atuação em todo o Brasil para o recrutamento e seleção de jovens trabalhadores e diferencia-se ao fornecer cursos em formato de microlearning: ensinam habilidades necessárias - soft e hard skills, e preparam os jovens para o mercado e atuação profissional

Eduficar é gerar aprendizado contínuo e inovador para transformar histórias, a partir do desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais

Atualmente, um dos maiores problemas do mercado de trabalho no Brasil é a alta taxa de desemprego entre os jovens. Em janeiro de 2020, para uma taxa média de 11,2% de desempregados totais, para os jovens de 18 a 24 anos esta taxa chegava a 27%. Mesmo assim, as empresas ainda têm dificuldades em contratar jovens. Isso acontece pela falta de experiência e, também — e não menos importante — por causa de características comportamentais. De acordo com uma Pesquisa da Catho, 48% dos recrutadores disseram que a inadequação comportamental, seguida de falta de qualificação e experiência profissional, são os principais entraves para a contratação de jovens em empresas.

Umas das estratégias recomendadas pela OCDE - Organização Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, é desenvolver estratégias para capacitação e desenvolvimento de jovens que ainda não tiveram experiências no mercado de trabalho.No Brasil, há algumas iniciativas nesse sentido, tanto para beneficiar empresas ao otimizar a contratação, quanto para os jovens, preparando-os com cursos rápidos e que abordam conhecimentos técnicos e comportamentais. A utilização de alta tecnologia, como inteligência artificial, machine learning e big data, é característica recorrente para facilitar todo esse processo entre recrutadores de empresas e jovens talentos.

Inclusive, a Fábrica de Startups, uma "aceleradora corporativa, presente em Portugal, no Brasil e na China que desenvolve inovação para grandes empresas a partir das startups", criou um programa onde escolheu algumas "novas empresas" promissoras e que atuam na área de educação e trabalho de jovens.

Uma dessas iniciativas é a Startup EduJob - união de Educação e Trabalho (em inglês, job). Uma plataforma online que prepara jovens para o trabalho e possibilita uma contratação mais assertiva e adequada para as empresas.

A ideia nasceu em Março de 2019 com o propósito de "formar jovens coerentes e criativos, dotados de conhecimento lógico e crítico e acima de tudo, prontos para colaborar ativamente na solução de problemas de um mundo cada vez mais complexo". Em menos de 2 anos, já tem uma base de 286 mil jovens e foram responsáveis por mais de 7 mil contratações. Empresas como Itaú, Drogasil, Supermercado Dia, Caixa, C&A, Sodexo, Ambev, Itambé, etc. têm jovens contratados através da plataforma.

"Uma das grandes dores das empresas para a contratação de jovens é ter que formar e ensinar ferramentas básicas, como Word e Excel, utilização de internet, noções de marketing digital, etc. Além de assuntos comportamentais, com as soft skills. Por isso, A Edujob junto com o Edufica são soluções que beneficiam tanto a empresa quanto o próprio jovem. Mesmo que ele não comece a trabalhar, o conhecimento que adquirido com os cursos irá ajudá-lo a enfrentar com mais segurança a sua vida profissional que está só começando. E com certeza a Empresa que o contratar irá trabalhar com um jovem mais preparado. Estamos muito felizes e satisfeitos com os resultados que tivemos até aqui, mesmo sendo uma empresa tão nova. A nossa motivação de fazer mais só cresce." - relatou o CEO.

Além de agilizar em até 6 vezes o tempo de contratação, o recrutador tem acesso a um jovem mais capacitado. Esse treinamento acontece dentro da plataforma, onde os jovens acessam gratuitamente o Edufica, uma área exclusiva de minicursos com temas atuais e essenciais a qualquer empresa e trabalhador.

Para ser ainda mais intuitivo, a plataforma segue a lógica de gamificação usando mecânica de jogos - games, sem formulários interminavelmente cansativos. Quanto mais o jovem completa o seu perfil com suas informações pessoais, como inserir uma foto adequada, responder ao teste de perfil comportamental e à pré-entrevista e fazer os cursos do Edufica, mais chances ele tem de ser contratado.

Para uma empresa, o grande diferencial é a utilização de tecnologia de ponta da plataforma que otimiza tempo e recurso. Para o recrutador da empresa, são apresentados filtros com características de cada jovem cadastrado na ferramenta, que vão além das informações básicas como idade, cidade, renda da família, escolaridade. O recrutador tem acesso também ao perfil comportamental de todos os jovens cadastrados na plataforma, que facilita a contratação de acordo com a área da vaga de trabalho. É possível escolher candidatos com características entre um perfil mais comunicativo, analítico, planejador ou criativo, por exemplo.

Disponibilizam, ainda, uma área de pré-entrevista, onde o jovem responde a algumas perguntas e podem fazer uma apresentação em vídeo. Assim, o RH pode de selecionar apenas aqueles candidatos que já atendem aos pré-requisitos comportamentais da vaga.

Para o Jovem, independentemente do processo de seleção, é apresentado o Edufica, com minicursos online, em formato de microlearning, gratuitos, com certificado, em uma área exclusiva e aberta a todos os jovens cadastrados na ferramenta.

"Eduficar é uma palavra que criamos dentro da EduJob, que significa gerar aprendizado contínuo e inovador para transformar histórias, a partir do desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Trabalhamos para manter vivo o nosso propósito, tanto para a equipe interna quanto para todos que tiverem contato conosco." Conta André de Moraes, Co-founder e Head de Produto da Edujob.

Depois de quase dois anos operando sem cobrança de mensalidade para as empresas recrutadoras, a plataforma, agora mais madura, se prepara para um passo maior. Lançou nacionalmente em Agosto o seu Plano Basic, mantendo a gratuidade para até 3 vagas de trabalho por empresa. Para os jovens, ela continua totalmente gratuita, com o objetivo de atuar voluntariamente e com uma preocupação social para a Educação e ascensão desses jovens ao mercado de trabalho.

Para conhecer o Plano Basic e começar a utilizar, é só acessar o site edujob.com.br. Os jovens podem se cadastrar, completar o perfil pessoal e já iniciar os cursos quando quiserem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto