Logo
Imprimir esta página

Vale a pena empreender durante a pandemia?

Vale a pena empreender durante a pandemia?

Consultor de carreira e negócios fala sobre os mitos e verdades do empreendedorismo

Em um cenário desafiador do mercado de trabalho, frente à pandemia da COVID-19, muitas pessoas saíram do seu emprego e começaram a empreender. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2020, o Brasil deve registrar o maior número de novos empreendedores dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio, ou nova empresa com até 3,5 anos de atividade.

A pesquisa estima que existam um total de 53,4 milhões de brasileiros frente à alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já estabelecido. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), foram abertas mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março. Mais de 107 mil novas empresas foram criadas na internet, em pouco mais de dois meses.

O consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, mostra os mitos e verdades para quem quer começar a empreender:

1- Você não terá um grande salário no começo.

Verdade! Quem começa a empreender precisa estruturar a empresa, investir e plantar uma boa base para colher frutos no futuro. Então, sua renda será gradativa e, no começo, talvez seja necessário reinvestir todos os seus ganhos.

2- Para empreender, é preciso ter muito dinheiro.

Mito! Você pode começar um negócio com pouco investimento e, assim que for ganhando escala, pode usar as receitas para investir e crescer.

3- Empreendedorismo é sinônimo de liberdade.

Mito! Empreender requer muita dedicação, muitas vezes mais tempo do que era dedicado em um emprego.

4- É difícil encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Verdade! Sem horários fixos, o empreendedor precisa organizar sua vida profissional para não misturar com a pessoal. Estabelecer horários para o trabalho e também para a vida pessoal, organizando a rotina para ser produtivo no tempo estabelecido para o novo negócio.

5- O mais importante é ter uma boa sorte.

Mito! Empreender requer dedicação, conhecimento, estudo, capacidade para gerenciar tempo e adquirir novas habilidades. Mesmo que o negócio seja da sua área de atuação, o empreendedor terá que ter controle sobre outras áreas, como financeira, marketing, vendas e estar preparado para ter domínio sobre todas elas.

6- Empreender requer muito trabalho e esforço.

Verdade! Para iniciar um novo negócio, é preciso primeiramente planejamento. Quais habilidades serão necessárias nos novos negócios? O que é preciso aprender para seguir em frente? No início, o esforço e dedicação precisam ser intensos para que o empreendedor esteja preparado para as adversidades no caminho e não perca fácil todo o seu investimento inicial.

7- É importante testar o produto ou serviço.

Verdade! Comece com um Produto Mínimo Variável (MVP). Teste seu negócio com familiares e amigos. Depois disso, trace um plano para escalar o negócio para os demais clientes.

Sobre a ESIC:

A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto