Logo
Imprimir esta página

Novo projeto social de tênis em SP, Instituto Primeiro Serviço aposta em tecnologia para ajudar jovens carentes durante a quarentena

Criado pela educadora Fabiana Freitas e apoio da HDI Seguros, o Instituto Primeiro Serviço promove mobilidade social com foco em profissionalização e formação interdisciplinar dos alunos

O Instituto Primeiro Serviço, fundado pela educadora Fabiana Freitas em São Paulo, quer ampliar a maneira que pensamos e trabalhamos a mobilidade social através do tênis. O encantamento do jovem carente com o esporte é fundamental, mas a transformação dessa paixão em profissão também depende de uma formação como atleta, cidadão e estudante universitário. É essa lacuna que o Instituto Primeiro Serviço ajuda a preencher.

Com início das atividades em janeiro deste ano, o Instituto Primeiro Serviço entendeu que o momento poderia ser uma oportunidade para que o terceiro setor não paralisasse, usando a tecnologia para ampliar a formação de jovens carentes. Dessa forma, o projeto garantiu aulas à distância e a presença virtual dos alunos durante a quarentena. O Instituto pretende aumentar o seu alcance ao investir em ações no ambiente virtual.

Além das aulas de tênis, ministradas por treinadores de ponta, como Renato Messias, e palestras de ídolos do esporte, como Fernando Meligeni, o Instituto Primeiro Serviço oferece aulas de arbitragem (com a colaboração do supervisor da ATP, Ricardo Reis), português, inglês, educação financeira, preparação física, cesta básica para a família, vale-transporte, preparação e orientações para o Enem e apoio no pagamento da mensalidade da universidade para os que cursam. O projeto atualmente atende 37 jovens entre 12 e 24 anos, a maioria da comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, mas tem como objetivo ampliar o número de participantes até o fim deste ano.

Universo digital - A plataforma online criada pelo Instituto Primeiro Serviço possibilita que os jovens continuem participando das atividades programadas e mantendo a interação com os professores e palestrantes. Uma psicóloga está fazendo o acompanhamento dos alunos para que eles lidem melhor com a ansiedade do momento pelo qual estamos passando, e coordenadores conversam diariamente com todos os meninos e meninas. Temas de extrema relevância como racismo também são discutidos no Lab da Vida, permitindo que os jovens aprendam e se expressem sobre diversos assuntos do seu cotidiano.

O Instituto Primeiro Serviço também contará com um aplicativo que vai ajudar os professores a planejarem suas aulas e treinos e a monitorarem o desenvolvimento dos alunos. Quando as atividades em quadra retornarem, seguindo todos protocolos de segurança, as aulas voltarão a ser lecionadas na academia Play Tennis, na Chácara Klabin, também na zona sul.

Como tudo começou? Idealizadora e CEO do Instituto Primeiro Serviço, Fabiana Freitas trabalhou por 17 anos na Escola Móbile, uma das mais renomadas de São Paulo. Ela se especializou em inovações educacionais para a formação do cidadão no século XXI, entendendo o papel do esporte no desenvolvimento social. Fabiana administra três franquias da Escolinha Guga de Tênis e é sócia da Play Tennis. A paixão pela educação e a vivência no tênis despertaram em Fabiana a vontade de ajudar jovens carentes que jogam tênis, em geral pegadores de bola, a terem uma condição de vida melhor. Fabiana criou o Instituto Primeiro Serviço para que outras pessoas e empresas acreditem na mobilidade social desses alunos, e ajudem o projeto. A principal missão de Fabiana e de sua equipe de colaboradores é a formação do cidadão como um plano que vai da infância à idade adulta e que precisa de métodos educativos modernos.

"Temos muitos alunos que trabalhavam como pegadores de bola de grandes clubes do país e vieram para o Instituto Primeiro Serviço para conseguir treinar, participar de torneios e ir para a faculdade, podendo com o nosso apoio se manter no tênis. Queremos que nossos alunos tenham uma formação interdisciplinar. Que além de terem uma boa classificação na Federação Paulista de Tênis, eles aprendam a se comunicar bem, cuidar das suas finanças, falar outras línguas e desenvolver outras competências que são muito importantes no ambiente do tênis e na vida", afirmou Fabiana Freitas, fundadora do Instituto Primeiro Serviço.

O CEO da HDI Seguros, Murilo Riedel, apoia o Instituto Primeiro Serviço desde a sua fundação. “Acreditamos no esporte em geral e no tênis em particular como um meio de mobilidade social, e a proposta do Instituto de trazer novos recursos e ferramentas para a educação de jovens apaixonados pelo esporte é muito interessante. Por ainda ser percebido como um esporte elitizado, desde o início nos chamou a atenção o trabalho realizado exatamente para ampliar o acesso de outras classes sociais à modalidade, incentivando crianças e adolescentes a jogarem”, afirmou Riedel.

A HDI Seguros vem investindo no esporte como meio de mobilidade social e é parceira pioneira do Instituto Primeiro Serviço por acreditar que o projeto, além de oferecer entretenimento e estimular a prática esportiva, oferece também um caminho para a mobilidade social. Essa visão está alinhada com o mantra da companhia, que trabalha para ser uma empresa cada vez mais humana, digital e inovadora.

Siga o Instituto Primeiro Serviço nas redes sociais pelo @InstitutoPrimeiroServiço e pelo site www.InstitutoPrimeiroServiço.com.br

Sobre a HDI Seguros - A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,4 mil colaboradores cuidando de 2,5 milhões de segurados nos ramos de automóveis e residências, principalmente, o que a torna a 5ª maior seguradora Auto e a 6ª maior nas carteiras Residencial e Empresarial, com base nos dados de mercado sobre prêmios diretos emitidos em 2019, consolidados por grupo segurador. A HDI conta com 49 filiais, 18 escritórios e 46 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto