Brasil,

Mercado de seguros de pessoas movimentou R$ 2,65 bilhões em maio

Crescimento do setor foi 6,85% frente mesmo mês do ano anterior

Os seguros de pessoas, que incluem seguros de vida, de acidentes pessoais, viagem, educacional, entre outras modalidades de proteção, registraram no mês de maio R$ 2,65 bilhões em prêmios (valor pago pelos segurados para contratação de coberturas para seus riscos pessoais), com alta de 6,85% frente aos R$ 2,48 bilhões verificados no mesmo mês do ano anterior.

Os dados do balanço da FenaPrevi mostram também que, no mês de maio, as seguradoras pagaram R$ 725 milhões em indenizações aos segurados. No mesmo mês do ano de 2015 foram pagos R$ 647 milhões.

Na análise de desempenho por modalidade de produto, o seguro de vida, que representa o maior volume do segmento, registrou prêmios de R$ 1 bilhão, correspondendo a aumento de 0,74% em relação aos R$ 992,7 milhões computados em maio do ano passado.

Já o seguro prestamista, segunda maior carteira do segmento, gerou prêmios de R$ 705,6 milhões, registrando recuo de 5,66% em relação ao mesmo mês do ano anterior, reflexo da retração do crédito e da menor propensão ao consumo. O prestamista é uma proteção financeira que cobre o pagamento de prestações do titular da apólice em caso de morte, invalidez ou perda involuntária do emprego.

O seguro de acidentes pessoais, por sua vez, que oferece coberturas em caso de morte e invalidez permanente (total ou parcial) e outros riscos causados por acidentes involuntários, provocando lesões físicas ou até mesmo falecimento, obteve alta de 3,81% em maio de 2016 em relação ao mesmo mês de 2015, registrando, em maio de 2016, R$ 443,8 milhões.

De acordo com o balanço da FenaPrevi, algumas modalidades de proteção tiveram resultados mais expressivos. Por exemplo, o seguro educacional. A modalidade de proteção registrou alta de 148,1% em relação a maio de 2015, no volume de prêmios, registrando R$ 6,7 milhões em maio de 2016. No mesmo mês do ano anterior haviam sido computados R$ 2,7 milhões.

O seguro funeral também se destacou. Foram registrados R$ 42,6 milhões em prêmios em maio de 2016, alta de 35,67% em relação aos R$ 31,4 milhões contratados em maio de 2015.

Distribuição geográfica

De acordo com o balanço da FenaPrevi, dos R$ 2,7 bilhões em prêmios pagos pelos segurados, São Paulo é o Estado mais representativo para os negócios de seguros de pessoas, concentrando 45,9% do volume de prêmios.

O Rio de Janeiro, por sua vez, respondeu por 9,8% do total dos prêmios, seguido por Minas Gerais (7,6%), Rio Grande do Sul (7,5%), Paraná (5,9%) e Distrito Federal (5,5%). Os demais estados têm representatividade menor, inferior a 3,2%.
Resultado no acumulado – Janeiro a Maio

No acumulado, o valor pago pelos segurados para contratação de coberturas para seus riscos pessoais foi de R$ 12,3 bilhões, alta de 3,4%, em relação aos R$ 11,9 bilhões registrados nos primeiros cinco meses de 2015.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::