Brasil,

"Em tempos de crise uns choram e outros vendem lenços." Mas quem fabrica os lenços?

Giuliano Sarzana é administrador de empresas e sócio da empresa CPTarget Marketing de Performance  Giuliano Sarzana é administrador de empresas e sócio da empresa CPTarget Marketing de Performance

O ditado popular que mostra que mesmo em toda situação ruim é possível enxergar uma oportunidade, cai como uma luva quando falamos do mercado de geração de leads.

O lead, como já disse outras vezes, é o contato de uma pessoa ou empresa com real interesse em comprar um determinado produto ou serviço no curto prazo. Um consumidor que está apenas esperando para ser abordado por uma oferta e quer ouvir o que os vendedores tem a dizer a ele.

Em tempos de crise, com verbas de mídia cada vez menores, com o mercado cada vez mais retraído, com o consumidor cada vez mais receoso, o lead pode ser uma bela alternativa para se manter o volume de vendas desejado. Mas pode surgir a pergunta: “Mas como assim o lead pode ajudar a manter o volume de venda se a maioria dos mercados está caindo ”

Vamos escolher o mercado automotivo como exemplo: Supondo hipoteticamente que o público interessado em adquirir determinado modelo seja de 10.000 pessoas e com a crise esse público caiu 30%, para 7.000 pessoas. Uma concessionaria que fazia 100 vendas por mês passa a fazer 70. Mas mesmo com a queda, essa concessionária tem um potencial de mercado de mais 6.930 carros para vender. O bolo diminuiu mas se ela abocanhar um pedaço maior de um bolo menor, pode ter um resultado até melhor que o pedaço de bolo original. E como fazer isso? Leads!

Ao invés dessa loja se lamentar e tentar apenas se adaptar a nova situação, se ela conseguir trabalhar com leads de boa qualidade e tiver uma equipe comercial competente, a chance dela abocanhar um pedaço maior do bolo que pertence a seus concorrentes é grande. Mesmo que menor, ainda existe um público que quer consumir e comprar e aqueles que souberem chegar antes a este público com a abordagem correta, são os que terão sucesso.

Ficou claro por que no começo do artigo escrevi: “Quem fabrica os lenços? ”.

Podemos considerar a fabricação dos lenços como o lead. A matéria prima que ajuda as empresas a identificarem oportunidades e manterem suas receitas, mesmo em momentos de crise.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::