Logo
Imprimir esta página

A importância dos acordos de confidencialidade em Startups

A importância dos acordos de confidencialidade em Startups

O objetivo é o resguardo da startup em tratativas com possíveis investidores, sócios ou colaboradores, através da proteção de informações confidenciais

Para que possam analisar o potencial de crescimento e a viabilidade de uma startup é essencial que possíveis investidores e sócios tenham acesso a todas as informações sobre o modelo de negócios da empresa (características tecnológicas, informações técnicas, operacionais, de negócio e outras informações consideradas estratégicas).

Desta forma, um tema atual e de extremo valor no universo das startups é o acordo de confidencialidade. Este instrumento, também chamado de non disclosure agreement (NDA), objetiva o resguardo da empresa em tratativas com possíveis investidores, sócios ou colaboradores, através da proteção de informações confidenciais.

Neste instrumento a startup determina quais as informações que deverão ser mantidas em sigilo (com a descrição de produtos, processos patenteados, forma de realização dos serviços e tipo de tecnologia utilizada) antes, durante e depois de uma determinada transação ou negociação, protegendo assim os interesses da empresa.

Logo, a ideia de elaborar um acordo de confidencialidade é evitar que terceiros, ou mesmo as partes envolvidas em qualquer tipo de transação, usem informações de forma indevida prejudicando o negócio como um todo. O NDA obsta, portanto, o uso indevido das informações e coíbe também prática de concorrência desleal.

É usual no mundo das startups que os acordos de confidencialidade sejam firmados entre duas ou mais empresas, em casos de cooperação em projetos; entre a empresa e uma pessoa física, quando se tratar de um possível investidor, sócio ou colaborador; e entre a empresa e um prestador de serviços, o qual venha a pontualmente desenvolver algum projeto para a startup.

Um bom acordo de confidencialidade deve conter primordialmente os seguintes dados: (i) quem será a parte reveladora e a receptora das informações; (ii) quais informações são consideradas confidenciais; (iii) quais as circunstâncias em que as informações serão reveladas; (iv) como as informações confidenciais serão transmitidas; (v) as penalidades pelo descumprimento do disposto no acordo; e (vi) o prazo de vigência do instrumento.

Ainda, visando atrair pontualmente algum investidor, parceiro ou comprador específico, é possível inserir no acordo de confidencialidade uma cláusula de exclusividade, a vigorar por prazo certo. Com ela, durante dado período de tempo, a startup não poderá apresentar as informações para outro investidor, parceiro ou comprador.

Por fim, pontue-se que um bom acordo de confidencialidade é um chamariz para atrair investimento para o negócio, pois é a forma da startup demonstrar cautela e prudência com o projeto. É claro que em razão da natureza da empresa que está se formando e de toda a inovação envolvida, nem sempre será necessária a assinatura de um acordo de confidencialidade, devendo o empresário ponderar os casos em que o instrumento possa ser interpretado como um empecilho, principalmente perante profissionais de renome da área, como investidores, venture builders e aceleradoras.

Artigo de autoria dos advogados Pedro Henrique Cordeiro Machado e Fernando Augusto Sperb do Alceu Machado, Sperb & Bonat Cordeiro Sociedade de Advogados


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto