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Como fazer uma comunicação integrada e equilibrada atuando em diferentes países

Como fazer uma comunicação integrada e equilibrada atuando em diferentes países

É preciso encontrar um meio termo entre os dois cenários sem colocar a "alma" da empresa a perder

Quando uma empresa de tecnologia decide instalar uma nova base em um país totalmente novo, é preciso pensar a estratégia de comunicação e assessoria de imprensa, analisando a cultura do novo território e o nível de influência no projeto de comunicação. A aboutCOM é uma agência de comunicação especializada no atendimento a empresas de tecnologia, a maioria delas multinacionais, e compartilha algumas dicas sobre esse assunto.

Podem surgir muitas dúvidas a respeito dos limites entre o global e o local no momento de comunicar os negócios para novas fronteiras. Se apegar aos estereótipos e rótulos que foram propagados podem mais prejudicar do que ajudar as estratégias. Por isso, é preciso encontrar um equilíbrio entre os dois cenários sem perder a "alma" da empresa, respeitando as diferenças regionais para obter sucesso na expansão das fronteiras de seu negócio.

O equilíbrio entre global e local

Quando uma rede de fast food chega a um novo país, leva novas opções de molhos e acompanhamentos, além de outros tamanhos e combos, com preços de acordo com a moeda e a inflação local. Ainda assim, o sabor da carne ou da batata frita, os lanches "clássicos" e a estrutura física do lugar serão familiares e fazem com que o cliente perceba que se trata da mesma empresa já conhecida.

O mesmo acontece com negócios B2C: é preciso consolidar o entendimento de que o sucesso das estratégias comunicacionais se deve ao equilíbrio entre as necessidades e costumes particulares dos países de destino e a preservação de uma narrativa comum e unificada entre toda a empresa.

Respeitar as dinâmicas regionais

Fazer comunicação para empresas de tecnologia faz com que seja fundamental entender que as experiências humanas reais são essenciais para estabelecer estratégias de comunicação e obter sucesso.

"Aplicar este princípio a uma expansão internacional de uma marca ou de uma solução significa entender os costumes específicos dos habitantes locais e considerá-los nas estratégias", explica Flavia Sobral, diretora da aboutCOM.

Isso influenciará não só na compreensão do perfil do consumidor final, mas também no entendimento do funcionamento das mídias locais, com seus distintos perfis, formatos de notícias, formas de atuação e de aproximação por parte da assessoria de imprensa.

Contar com um olhar local

O melhor cenário de comunicação e marketing não é o mesmo nos diferentes países. E, por isso, a forma de medir os resultados e avaliar o sucesso de determinadas práticas também será diferente.

Para isso, é essencial contar com um olhar local, que compreenda as dinâmicas culturais e do mercado naquele território. Quando existe uma pessoa ou agência parceira in loco, é mais fácil equilibrar e integrar as estratégias da empresa, respeitando as exigências regionais e promovendo atendimentos e relacionamentos especializados.

"O mais importante é compreender quais as melhores estratégias a serem empregadas naquela região, e valorizar os resultados de acordo com essa percepção", destaca Flavia.

Manter um diálogo claro e aberto

A expansão e a busca por resultados pode gerar ansiedade nos gestores e estrategistas de marketing que estão encabeçando os projetos de expansão. Para que as práticas de comunicação sejam eficazes e as empresas possam quantificar e qualificar os resultados, é importante partir de uma comunicação aberta e esclarecedora, que possa gerenciar as expectativas dos clientes e sanar as dúvidas que surgirem.

Assim, enquanto os clientes podem expressar aquilo que é o essencial e que deve transparecer onde quer que a empresa se instale, as agências parceiras especializadas em seu setor traduzem a relevância de certas práticas para o sucesso da estratégia naquela região.

Para entender mais sobre estes e outros aspectos, confira, neste vídeo da diretora da aboutCOM, relatos das experiências com a estruturação de estratégias que integram a visão global junto a atuação local.

Sobre a aboutCOM

A aboutCOM é uma agência de comunicação que une as melhores práticas de mercado nacionais e internacionais à visão de que, se cada mensagem a ser divulgada é única, igualmente única tem de ser a forma como ela é transmitida. Com 6 anos no mercado de comunicação, a aboutCOM tem como objetivo integrar a estratégia de negócios de seus clientes ao objetivo de comunicação, traduzindo as mensagens necessárias para uma linguagem mais humana e fomentando a troca de informações com o mercado, funcionários, clientes, fornecedores e demais públicos.

Por meio do conceito tech2human, a aboutCOM tem como princípio traduzir a linguagem do setor de tecnologia buscando humanizar a comunicação das empresas. Isso ocorre por meio de estratégias de RP personalizadas que contribuem para a reputação de empresas tech e, também, auxiliam em oportunidades de negócio. A empresa conta com parcerias estabelecidas com agências de todo o mundo e já atendeu mais de 30 clientes, a maioria deles do setor de tecnologia para o mercado B2B.


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