Logo
Imprimir esta página

O benefício da metodologia de estruturação de dados para as empresas

pixabay pixabay

Mesmo com a evolução no processo de desenvolvimento alcançada ao longo dos últimos 30 anos, é possível observar softwares concebidos sem a devida técnica, principalmente sem a estruturação de dados.

Vale ressaltar que manutenções, correções e implementações malsucedidas geram impactos financeiros podendo chegar a resultados desastrosos

Nas últimas três décadas a quantidade de softwares lançados para ajudar no desenvolvimento das companhias se tornou incontável. Hoje conhecidos como "aplicações legadas", mas que ainda são aplicativos considerados críticos ao funcionamento de certas empresas.

Segundo o Administrador de Banco de Dados, Hélio Lino de Almeida Filho, muitos desses softwares têm como linguagem básica a programação orientada a objeto, o que trouxe agilidade e poder como ferramenta de desenvolvimento para atender as demandas e a complexidade das aplicações.

“Mesmo com a evolução no processo de desenvolvimento alcançada ao longo dos últimos 30 anos, é possível observar softwares concebidos sem a devida técnica, principalmente sem a estruturação de dados, seja pela pressão por redução de custo, para atender o prazo acordado para a entrega do produto ou pela falta de uma equipe técnica capaz de traduzir a demanda de forma adequada” explica Hélio.

O desenvolvimento de um software exige profunda compreensão das necessidades e objetivos do negócio. Todas as demandas funcionais do novo software deverão ser traduzidas para uma linguagem técnica e transmitidos para o time de profissionais (analista de negócios, arquiteto de sistemas, desenvolvedores e administradores de banco de dados) para que seja traçado o planejamento, em seguida o desenvolvimento, passando por testes de qualidade e validação, e por fim sua implementação.

Na tese de mestrado do professor Rafael Prikladnick, hoje Diretor do TECNOPUC e Chair do Advisory Board da IEEE, ele comenta os problemas referentes à falha na interpretação e especificação de requisitos, como itens negativos ao processo de desenvolvimento do software.

Dessa forma, afirma Filho, certos softwares corporativos nasceram com uma interpretação incorreta ou tiveram seus requisitos alterados ao longo do projeto distorcendo o objetivo final.

O especialista alerta que softwares relacionados ao faturamento, lucro e renda das empresas tendem a ter maior atenção em sua manutenção e administração; essa atenção dedicada requer investimentos em um time técnico pronto a atuar nas correções e melhorias exigidas para a evolução software. “Vale ressaltar que manutenções, correções e implementações malsucedidas, sejam elas por falhas inesperadas ou por atuação de profissionais não qualificados, geram impactos financeiros podendo chegar a resultados desastrosos nos casos de maior gravidade.”

Diversos Administradores de Banco de dados relatam que algumas aplicações consideradas estratégicas quando integradas em seus SGDBs - Sistemas de Gestão de Base de Dados, possuem grandes massas de dados ou tabelas com inúmeras informações irrelevantes e sem utilidade direta ao funcionamento do aplicativo, resultando em falta de performance ou capaz de causarem atrasos e falhas durante as janelas de manutenção.

A metodologia de modelagem de dados, conforme abordado pelo site academiain1 explica por que essa metodologia é um requisito essencial no desenvolvimento de softwares, pois permite a integração de bancos de dados por sistemas independentes. Um erro durante a modelagem pode comprometer toda a usabilidade do sistema, gerar retrabalho de programação e reformulação de todo o banco, gerando prejuízos ao projeto.

A evolução do ambiente tecnológico apontado por Yevgeniy Brikman traz diferentes abordagens no formato de desenvolvimento e simplificação das camadas entre software e banco de dados, mostrando o quão eficiente é individualizar cada parte do sistema em módulos somado com a separação dos ambientes, possibilitando assim testes isolados e por consequência ganhos expressivos em qualidade e tempo no desenvolvimento.

De acordo com o artigo escrito por Jason Tiret no site do embarcadero, ele aponta os 7 principais fatores que prejudicam a criação e manutenção de uma aplicação.

Baixa ou nenhuma documentação sobre a base de dados em produção;
Pouca ou “zero” normalização de dados;
Não tratar o modelo de dados como um “ser vivo”;
Armazenamento impróprio dos dados referenciais;
Não usar chaves estrangeiras ou de checagem de restrições;
Não usar domínios ou padronização de nomes;
Não escolher as chaves primárias corretamente.
Hélio finaliza afirmando que esses erros reforçam o impacto causado no desenvolvimento de uma aplicação quando se negligência o planejamento e a metodologia, essas aplicações são difíceis de manter, possuem uma baixa taxa de integração e quase sempre não são escaláveis, dificultando o crescimento da empresa e gerando custos de operação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto