Logo
Imprimir esta página

Ciclone Bomba: Os seguros cobrem danos causados por fenômenos da natureza?

Imagem: Pixabay Imagem: Pixabay

Ciclones são comuns nesta época do ano e são chamados de extratropical. Entretanto, o fenômeno que atingiu a região sul do país no início de julho foi considerado pela Defesa Civil de Santa Catarina, o pior evento climático com ventos da história do Estado. O evento ganhou o nome de "ciclone bomba” devido a intensidade e os estragos provocados.

De acordo com especialistas, o ciclone nada mais é do que um intenso sistema de baixa pressão atmosférica. O fenômeno está associado a uma frente fria e provoca temporal, ventania, queda de árvores e baixa na temperatura. Todas essas características potencializaram os estragos provocados pelo ciclone.

O governo de Santa Catarina ainda contabiliza os estragos, mas estima que o prejuízo seja de R$ 541 milhões . O fenômeno resultou na morte de 13 pessoas, sendo 11 delas em Santa Catarina, uma no Paraná e uma no Rio Grande do Sul. Há ainda duas pessoas que morreram enquanto trabalhavam arrumando casas: uma em Garuva e outra em Piçarras, no Norte catarinense.

Ainda de acordo com a Defesa Civil do estado, os prejuízos foram principalmente no sistema elétrico, de telecomunicação, sistema de esgotamento sanitário, agricultura, indústria, além das centenas de casas destruídas.

Diante deste cenário é comum buscar modos de prevenir futuras perdas e prejuízos causados na residência devido a fenômenos naturais. Na internet, por exemplo, segundo dados do MagoDeCasa, as buscas explodiram em Santa Catarina por seguros residenciais e comerciais.

Mas quem tem dúvidas se seguradoras cobrem este tipo de dano, pode ficar tranquilo, pois muitas empresas oferecem este serviço. Inclusive, após o ciclone bomba algumas empresas implementaram planos de contingência para atender segurados atingidos pelo desastre.

O seguro residencial é um dos mais flexíveis do mercado. A dica é adequar a cobertura de acordo com as suas necessidades e os eventos já esperados para a região onde se encontra sua casa. São tantas as opções disponíveis que é fácil se perder na hora de escolher e de ler o contrato. Confira as opções que você pode contratar:

Incêndio, raio e explosão: Essa é a cobertura básica, sem a qual não é possível contratar as outras. Cobre danos ao prédio e aos bens no interior da casa que sejam danificados por fogo que se alastre, explosão de gás e queda de raio na casa.

Vendaval: Cobre danos causados direta ou indiretamente por ventos de velocidade superior a 54 km/h.Existem coberturas para outros fenômenos da natureza, como furacão, tornado, granizo, terremoto, alagamento e ciclones, como o que atingiu o Sul do país.

Danos elétricos: São aqueles causados por descargas elétricas às instalações da casa (fiação, quadro de luz, relógio de medição), estabilizadores, no-breaks, filtros de linha, fusíveis, lâmpadas, aparelhos de telefone e fax, danos causados por raios que caiam na rede elétrica e de telefonia. Pode ou não cobrir danos a aparelhos eletroeletrônicos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto