Logo
Imprimir esta página

Especialistas discutem o papel do compliance e de processos transparentes durante a pandemia

pixabay pixabay

Como o setor de saúde está atuando e se adequando em um cenário que exige tomadas de decisão cada vez mais ágeis

A combinação perigosa de urgência e desconhecimento causada pela chegada da pandemia de coronavírus foi uma questão enfrentada por todos, mas principalmente por aqueles que estão na linha de frente de hospitais e demais centros de saúde nesse momento. E como minimizar os danos, que muitas vezes consistem na perda de vidas? Transparência e honestidade. Não há fórmula mágica, como mostraram os participantes do Anahp Ao Vivo de ontem (8), que teve como tema "Compliance e transparência na saúde em tempos de pandemia".

Mediada por Kamila Fogolin, diretora Jurídica e Compliance da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o debate reforçou a importância do setor de compliance na hora de aderir às adequações necessárias e às flexibilizações permitidas diante da velocidade com a qual o vírus se espalhava no Brasil.

Segundo Felicia Hauache, diretora Jurídica e Regulatório da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, foram mais de 300 normativos novos até o momento, sendo cerca de 120 deles de impacto direto para o hospital. A especialista conta que um dos maiores desafios foi e tem sido encontrar o equilíbrio para aplicação das concessões e facilidades, de maneira a preservar a integridade dos valores da instituição. "Para isso contamos com a ampliação de um comitê de crise já existente, com profissionais de comunicação, RH, diretoria médica, jurídico, entre outros, que, a partir de alinhamentos diários, garantiram tomadas de decisões conformes e transparentes aos 7 mil funcionários envolvidos".

Para aqueles que já contavam com investimentos em mecanismos de integridade, essas adaptações tendem a ser "menos difíceis", como apontou Carlos Magri, diretor presidente do Instituto Ethos. "Quem estava preparado pode experimentar a flexibilização de maneira mais segura, mas quem não o fez tem a oportunidade de entender a importância em preservar os valores da instituição e começar a investir em áreas especializadas". No mês passado, o Ethos lançou o Guia de Recomendações que busca apoiar e auxiliar as empresas nesse momento.

Walban Damasceno, corporate affairs detector da BD, concorda que o preparo prévio das empresas para questões de ética e integridade funcionou como uma bússola para o enfrentamento da pandemia, mas apontou a necessidade de transparência vinda dos órgãos públicos para que todos possam se situar da maneira mais adequada possível.

Outro argumento em comum durante o debate foi o que de que sempre haverá o dia de amanhã. Em algum momento a pandemia irá passar e a prestação de contas será uma realidade. Apesar da urgência necessária nesse momento, é preciso uma conscientização sobre como as atitudes individuais e coletivas reverberam não só no presente, mas também no futuro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto