Logo
Imprimir esta página

Seguradoras precisarão monitorar a saúde de seus associados no pós-quarenta para evitar pico de demanda, aumento de gravidade e mortalidade por outra doenças

pixabay pixabay

Com a flexibilização das atividades e das rotinas nas empresas, tratamentos de outras doenças que foram abandonados, serão retomados com chances de agravamento dos problemas

O planejamento das empresas para retornar suas atividades nos ambientes corporativos, está muito concentrado em ações e procedimentos para prevenir o contágio por covid-19. Mas, outras doenças que deixaram de ser tratadas, inclusive por associados de planos de saúde, que optaram por não irem a clínicas e hospitais, precisarão ser tratadas.

E podem ter se agravado por causa da interrupção, com chances de sobrecarregarem as clínicas e hospitais conveniados dos planos de saúde, que precisarão de ferramentas eficazes para monitorar a saúde dos associados, e se antecipando às ocorrências.

Neste cenário, entender o que acontece com o cliente antes dele buscar ajuda passou a ser fundamental. Algumas companhias colocaram em prática os planos de telemedicina ou reativaram a figura do médico da família. Há ainda quem optou por reunir todas as opções, usando tecnologia e atenção primária com o apoio de empresas de gestão de saúde.

Isto inclui as seguradoras de sáude, que podem adotar estes procedimentos com seus segurados, bem como modelagens de Inteligência Artificial, detectando precocemente doenças e tratando-as com muito mais eficiência, além de planejarem toda sua estrutura para atender seus conveniados com mais precisão e menos custos.

“O monitoramento da saúde dos segurados e a busca ativa de pessoas com maior fragilidade clinica, por meio de ferramentas digitais e modelos de Inteligência Artificial, de uma forma mais ampliada, se constituem nas melhores formas de prevenir e cuidar, além de serem essenciais para que as empresas identifiquem demandas e se planejem para atendê-las. Apenas como ilustração, comparado-se com mesmo período de 2019, registramos em nossas bases uma queda de 39% de atendimento para exames preventivos de colo do útero, 21% de queda de mamografias e mais de 90% de exames preventivos para cancer de colon. ”, afirma Guilherme Salgado

Ele explica que as seguradoras de saúde já começaram a adaptar serviços de monitoramento e predição aos seus planos corporativos, para analisar todo o contexto epidemiológico nos casos relacionados à covid-19, mas também atentas à retomada dos atendimentos e tratamentos das outras doenças que foram interrompidos.

A informação completa tornou-se tão importante que, na última semana, o Ministério da Economia e o Ministério da Saúde publicaram duas portarias conjuntas que incluem o monitoramento mais amplo dos empregados, com pesquisa constante sobre ocorrências individuais e dentro dos grupos de contato de cada um dos colaboradores, como procedimentos a serem adotados pelas empresas. São elas:

• Ações para identificação precoce e afastamento dos trabalhadores com sinais e sintomas compatíveis com a COVID-19 antes do retorno

• Procedimentos para que os trabalhadores possam reportar à organização, inclusive de forma remota, sinais ou sintomas compatíveis com a COVID-19 ou contato com caso confirmado

• Afastamento de trabalhadores que residirem com pessoas infectadas por quatorze dias

• Informar os trabalhadores que apresentarem sintomas e relatar imediatamente às organizações

Isto abre uma grande oportunidade para os planos de saúde também adotarem novas interfaces e estratégias de acompanhamento do paciente, que incluam monitoramento e que considerem o ciclo completo de vida dos colaboradores e beneficiários, de ponta a ponta.

“Somente adotando uma cultura analítica e ferramentas digitais é que será possível às seguradoras agir de maneira preventiva e, portanto, também com melhor assistência aos seus segurados, em caso de novas ondas de contaminação que pressionem novamente o sistema de saúde. Se considerarem apenas os aspectos relacionados à prevenção da covid-19, enfrentarão outros problemas”, alerta Guilherme.

Com o monitoramento constante dos associados, é possível, no caso do atendimento à covid-19, realizar detecção precoce dos casos com sinais de gravidade, identificar a população de risco entre os associados, ser mais preventivo, evitar visitas desnecessárias aos hospitais e ainda calcular eventual falta de leitos ou excesso de casos em suas redes conveniadas.

Já em relação às outras doenças, e de forma constante, permite avaliar todos os associados, conhecer toda a sua população, monitorar sintomas através de estratégias digitais e o uso de modelos preditivo; também possibilita abordagem preventiva, evitando internações ou procedimentos de maior complexidade, procedimentos desnecessários e maiores custos, assim como construir mapas epidemiológicos .

Monitoramento e prevenção significam mais benefícios e qualidade para os associados e otimização de custos e de uso de recursos para as operadoras e seguradoras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto