Logo
Imprimir esta página

Sobreviveríamos à pandemia atual no século passado?

pixabay pixabay

A situação atual de emergência mundial causada pela Covid-19 impactou diretamente a Saúde e a Economia dos países e fez com que as empresas buscassem maneiras de se reinventar para sobreviver em todos os sentidos. De uma hora para outra, companhias precisaram rever planejamento e infraestrutura para preservar a vida dos funcionários e continuar produzindo. Será que se a pandemia acontecesse há 50 anos, teríamos a mesma velocidade e eficiência para adaptar a estrutura de trabalho remotamente e garantir que os escopos e entregas fossem cumpridos, causando o menor prejuízo possível aos projetos? Dificilmente.

O ponto é que só estamos conseguindo sobreviver aos últimos três meses de confinamento por causa do avanço da tecnologia no mundo inteiro. A TI é a responsável por nos proporcionar novas formas de trabalho, permitir que as escolas cumpram o calendário pedagógico com as aulas online, as consultas médicas estão sendo realizadas graças às evoluções da telemedicina (consultas online) e o uso da Inteligência Artificial (IA) no cuidado dos pacientes e, também, no desenvolvimento de pesquisas. Avançamos em meses o que era previsto para alguns anos. Com a Inteligência Artificial, por exemplo, o atendimento automatizado aumentou em 100% no mundo por causa da pandemia da Covid-19, já que o atendimento presencial diminuiu e as medidas de isolamento deixaram escritórios e call centers quase sem pessoas.

Assim, a alternativa encontrada foi a interação com os clientes via chatbots. Nos negócios, a sobrevivência depende da habilidade de adaptação e versatilidade em lidar com os desafios e as novas situações que surgem a cada dia. As empresas de tecnologia estão adaptando seus portifólios para implementar com rapidez e facilidade infraestrutura de área de trabalho virtual (VDI), garantindo o funcionamento das operações diárias. Os cientistas não estão medindo esforços para encontrar uma vacina que irá salvar a vida humana. Para a descoberta científica, os cientistas de laboratórios ao redor do mundo estão confiando no poder da computação de HPC e dos supercomputadores para executar modelos matemáticos complexos, que transformam grandes volumes de dados da covid-19 em simulações de processos biológicos e químicos.

Essas simulações avançam nossa compreensão da nova cepa de vírus e das complexas interações com o corpo humano até o nível molecular, para agilizar o desenvolvimento de novos tratamentos e medidas preventivas. As simulações são mais precisas devido a combinação dos recursos de modelagem e simulação com novas técnicas de inteligência artificial (AI) e aprendizado de máquina. Então, as soluções de HPC e Inteligência Artificial passam a ser aliadas indispensáveis nas novas investigações científicas.

Os pesquisadores do Laboratório Nacional de Argonne do Departamento de Energia dos EUA (DOE) estão usando o supercomputador Theta, desenvolvido pela HPE e sediado no Argonne Leadership Computing Facility, para aplicar inteligência artificial e aprendizado de máquina no processo de simulação de bilhões de diferentes moléculas a partir de um banco de dados de candidatos a medicamentos.

O objetivo é melhorar as previsões sobre como as moléculas dos candidatos reagem a medicamentos e poder usar os resultados desta simulação para testes de um novo tratamento ou vacina. O Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), usa uma plataforma de modelagem orientada por IA e recentemente divulgou o seu progresso significativo, restringindo o número de candidatos potenciais a anticorpos de 10 para 40. Esse avanço foi alcançado em apenas algumas semanas, em comparação a anos de abordagem.

O impacto da tecnologia para o combate da pandemia de Covid-19 é enorme. Tanto para permitir que as empresas sobrevivam, como para garantir a saúde das pessoas e ainda auxiliar os cientistas na determinação de novos padrões de velocidade, desempenho e escala no combate a doença. Por isso, não podemos negar que tudo tem a hora certa para acontecer. Se o novo coronavírus surgisse no século passado, dificilmente teríamos alternativas eficazes do ponto de vista da TI para reinventar este momento de maneira de tão rápida.

Por Marcus Araújo, diretor financeiro da MPE Soluções


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto