Logo
Imprimir esta página

Do modelo de negócios à saúde e segurança dos colaboradores: o novo ambiente empresarial pós Covid-19

Alexandre Nabil Ghobril

As mudanças experimentadas pela humanidade em períodos seguintes a uma acentuada crise econômica ou uma guerra, sempre desafiaram o status quo anterior, geraram novas oportunidades para o surgimento de novas empresas e transformaram a sociedade em geral. Com a pandemia da covid-19 não seria diferente. Empresas de todos os setores, alguns de forma mais intensa, precisarão se reinventar para operar na nova realidade que se apresenta.

Para dar uma dimensão do que já está ocorrendo, o distanciamento social fez com que as pessoas buscassem por novos meios de comunicação, compras, entretenimento, educação, beleza e alimentos. A crescente desses por essas buscas geram oportunidades para as empresas varejistas buscando novos modelos de negócio, melhor adaptados à economia de baixo contato. E devido ao número maior de funcionários em home office, a demanda por plataformas web meeting teve um aumento de 519% de acordo com Decode e Google Trends Brasil.

São sinais de que o pós-pandemia obrigará as empresas a promoverem mudanças significativas na estratégia e processos. Há consenso que muitas empresas precisarão repensar seus modelos de negócio, além da ampliação das operações digitais e do trabalho em home office. No ambiente interno e de contato com o mundo físico, serão necessários reorganização de layouts, e novos procedimentos para conferir maior segurança de colaboradores e clientes.

No tocante à gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), os procedimentos de segurança e garantia da saúde dos colaboradores estão sendo revisados. Várias empresas já estão disponibilizando manuais e e-books de orientações para retorno ao trabalho, com orientações sobre cuidados. Dentre as principais orientações, cuidados desde o transporte público, checagem de temperatura na entrada da empresa, procedimentos e rotinas periódicas de higienização das pessoas e do local de trabalho, exames médicos periódicos mais frequentes e uso obrigatório de máscara. Além do distanciamento das posições de trabalho e eventual rodízio de trabalho físico e remoto. E direcionamento para atuação das CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Em empresas industriais, cujos ambientes já eram objeto de avaliação de riscos provenientes de agentes físicos, químicos e biológicos por meio de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), precisarão estar atentas e cumprir orientações e normas expedidas pelos órgãos governamentais competentes, destacando-se a regulamentação da Secretaria do Trabalho que expediu o Ofício Circular SEI nº 1088/2020/ME, determinando a implementação de medidas de prevenção do contágio da covid-19, voltadas aos seguintes temas: higiene e conduta, refeições/refeitórios, serviço especializado em engenharia e segurança e medicina do trabalho e à transporte de trabalhadores, dentre outras.

Alexandre Nabil Ghobril é Professor do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto