Logo
Imprimir esta página

O “novo normal” chegou ao mundo dos negócios para desafiar vendedores

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Em minhas conferências online e lives tenho dito que um vírus está determinando como o mudo viverá daqui para frente. Nada será como foi até princípios de 2020, ainda que a pandemia passe logo e as pessoas saiam do estado de quase paralisia. Uma nova era está surgindo, marcada pela conectividade e necessidade de distanciamento entre pessoas. Os novos tempos exigirão novos hábitos e atitudes da sociedade e já se discute a o que será o “novo normal”.

Uma coisa é certa: o “novo normal” desafia as práticas e comportamentos tradicionais e traz a reboque o kit Covid (máscara, álcool em gel, distanciamento de pessoas em qualquer ambiente e hábito de livrar-se de roupas imediatamente ao chegar em casa.)

Além de antropólogos e economistas, institutos de estudos comportamentais e consultorias tentam prever como a sociedade e o mundo dos negócios conviverão com os novos hábitos que se tornarão cada vez mais normais. A consultoria McKinsey & Company é uma das entidades que está se aprofundando nas previsões de como será o mundo e arrisca a apontar os primeiros sinais, em estudo que acaba de sair sobre o comportamento de consumo no “novo normal”:

  1. O digital será onipresente.
  2. O consumo será repensado, os recursos financeiros para esse fim serão mais escassos.
  3. A fidelidade e a infidelidade do cliente caminharão juntas.
  4. O consumo será mais seguro, acabou a era da compra por impulso.
  5. Qualidade de vida é o que interessa.
  6. O Novo Normal será caseiro e transportado para todos os ambientes
  7. E será mais confortável também.
  8. Sustentabilidade será critério determinante, o ser humano relaciona cada vez mais meio ambiente com a sua sobrevivência.
  9. Propósito importa, sim. As empresas precisarão definir o seu com clareza.
  10. Metrópoles estão menos valorizadas, o distanciamento está valorizando o campo e cidades pequenas e médias.

O mundo das vendas especializadas ou consultivas também já está convivendo com o “novo normal”. Trabalhar em home office, estar permanentemente conectado com clientes e relacionar-se basicamente a partir de meios digitais são as mudanças que farão parte do dia a dia dos vendedores. Muitos profissionais de vendas cairão no precipício por incapacidade de se adaptarem à nova realidade.

Prospectar novos clientes e relacionar-se com os habituais contará cada vez menos com reuniões e visitas e cada vez mais com videoconferências e apresentações online. Da mesma forma, o mundo digital será a principal ferramenta de prospecção de novos clientes. Redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin já selecionam o perfil de público desejado e viabilizam conexões para os profissionais de vendas acessarem quem interessa a eles.

As ferramentas de trabalho para vender de forma bem-sucedida produtos e serviços já estão definidas e tudo se integrará com softwares de CRM para permitir volume e velocidade no tratamento de informações.

Boa parte do tempo útil dos vendedores deverá ser destinada exclusivamente às prospecções de novos nichos e clientes. A conversão de compradores e de oportunidades de negócios tende a ser inferior se comparado com as estatísticas tradicionais. A concorrência se manterá acirrada, com hipercompetição em todos os segmentos, e a demanda terá uma retomada paulatina. Por isso, profissionais de vendas precisarão prospectar em grande escala e em muitos segmentos especializados essa atitude já é uma realidade.

A combinação diária dos esforços para se relacionar com clientes habituais, reativar os antigos que não compram há algum tempo e prospectar novos é o que poderá assegurar bons volumes de oportunidades que atendam às necessidades das empresas.

O “novo normal” já faz parte do mundo das vendas especializadas de forma irreversível e ignorar essa realidade conduzirá à mediocridade um número representativo de vendedores. Empresas que produzem bens e serviços precisarão repensar suas estruturas comerciais e de marketing e incorporar novas necessidades e rotinas rapidamente. Ou então, correr o risco de verem seus resultados na forma de clientes, vendas e lucro alcançarem patamares insuficientes à sua sobrevivência.

Depois da pandemia, o mundo jamais será como antes e fazer negócios também vai requerer a adoção de novas práticas que caracterizarão o novo normal em vendas.

==================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto