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IDECORR Convoca os Corretores de Seguros para que atentem para o período do Recadastramento junto à SUSEP : 31/07/2020

IDECORR Convoca os Corretores de Seguros para que atentem para o período do Recadastramento junto à SUSEP : 31/07/2020

Prezados Corretores de Seguros;

O IDECORR – Instituto de Defesa dos Corretores de Seguros, com base no que dispõe a CIRCULAR SUSEP Nº 602/2020 e em função dos vários atendimentos que têm realizado no Cadastro/Recadastramento dos Corretores de Seguros e sociedades corretoras de seguros e, ainda, haja vista que algumas dúvidas ainda perduram com relação a este procedimento e ao acesso a Carteira Digital, resolve divulgar estas dicas importantes. São elas:


I. DO RECADASTRAMENTO DA PESSOA NATURAL E DA PESSOA JURÍDICA

a. O primeiro procedimento é acessar este link (http://www.susep.gov.br/menu/corretor-de-seguros/manual-do-sistema-de-corretor-de-seguros) e baixar a última versão do Manual do Sistema de Corretor de Seguros. Ler atentamente o passo a passo deste Manual, realizando os procedimentos lá descritos e na sequência demonstrada;

b. Realizado o cadastro/recadastramento da Pessoa Natural, a SUSEP irá encaminhar no e-mail informado, duas mensagens eletrônicas: uma delas confirmará o sucesso do cadastro/recadastro da pessoa natural; a outra informará os dados de Login (cpf+senha) que deverão ser preenchidos para iniciar o procedimento de cadastro/recadastramento da Pessoa Jurídica;

c. Recebido o Login, basta acessar este link (https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/) e clicar sobre a opção “Acessar minha conta”. Preencher os dados recebidos no email (cpf+senha) para adentrar no ambiente de acesso da pessoa jurídica. A partir deste momento, voltar a seguir as orientações do Manual do Sistema de Corretor de Seguros até o cadastro/recadastramento se concluir. NOTA: o CPF deverá sempre ser apresentado na configuração xxx.xxx.xxx-xx


II. DA FOTO COM O DOCUMENTO (RG ou CNH)

Com relação ao procedimento de Cadastro/Recadastramento dos Corretores de Seguros - Pessoas Naturais; e no específico momento de apresentar uma imagem/foto do(a) profissional da corretagem de seguros segurando seu RG ou CNH, anotamos as seguintes informações:

d. Na tela onde são informados todos os dados pessoais, você haverá de ter colocado o número do seu RG (com dígito verificador), OU como apresentado na sua CNH (sem este dígito). A maneira como você informou aquele número na tela de dados cadastrais/pessoais é que definirá qual documento deverá ser fotografado próximo ao seu rosto.

e. Se no RG não constar o número do seu CPF, adote a CNH e preencha seus dados pessoais com base neste último documento (inclusive o órgão emissor).

f. Segurar o documento (RG ou CNH) ao lado do rosto. Tire uma foto/selfie do conjunto “rosto-documento” deixando a imagem mais nítida do documento, colocado com a parte da frente para o celular (o rosto poderá ficar um pouco desfocado e não precisa ser frente/verso; apenas a parte com os números dos documentos).

g. Uma vez confirmado o upload da foto, o sistema irá confirmar se os dados do documento conferem com os que foram preenchidos na tela anterior. Se estiver tudo OK, o sistema retornará com uma frase positiva e passará para a próxima tela. Caso contrário, o problema estará na imagem ou nos dados inseridos nos seus dados pessoais/cadastrais.

h. IMPORTANTE: o sistema não aceita imagens que não estejam salvas numa das extensões lá informadas (.png, .jpg, .gif). Os celulares costumam gravar as fotos na extensão jpeg. Caso precise adequar sua imagem para uma das extensões permitidas, acesse este link para converte-la em JPG: https://convertio.co/pt/image-converter/


III. DA SENHA – ACESSAR MINHA CONTA

i. Caso não receba ou não encontre o e-mail correspondente ao Login (cpf+senha), realize o seguinte procedimento:

(i) Clicar neste Link: https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/
(ii) Clicar sobre “Acessar minha conta”. Na nova tela, clicar sobre “Esqueceu a Senha?”.
(iii) Informar o CPF e clicar em “Recuperar”. Em alguns minutos você receberá um e-mail da SUSEP com a seguinte informação: “Por favor, recupere sua senha clicando aqui.”.
(iv) Clique sobre o hiperlink sublinhado. Você será encaminhado para uma página intitulada “Recupere sua senha”. Nela você irá digitar seu CPF e irá criar uma nova senha.
(v) Esta senha deverá conter 8 (oito) dígitos. Também deverá obedecer aos seguintes parâmetros: UM caractere especial, DOIS números e CINCO letras (duas delas maiúsculas). Exemplo: @MariA20 seria uma senha válida e aceita; e não importa em qual ordem os parâmetros sejam dispostos. MariA@20; 2m#ArIa0 ou 0$AiRam2 também atenderiam a exigência do sistema.


IV. DA CARTEIRA DIGITAL

j. ENQUADRAMENTO DA CARTEIRA DIGITAL NA TELA DO CELULAR
Neste caso a questão é equacionada arrumando-se o TAMANHO DA FONTE: basta adentrar nas “configurações/ajustes” do aparelho celular e diminuí-la para que o documento apareça por completo.

k. NÚMERO DO REGISTRO NÃO APARECE
Aqui a questão está circunscrita ao CACHE do aplicativo: adentrar nas “configurações/ajustes” do aparelho celular e limpar o cache do aplicativo. Sair do app e logar novamente. O Número do Registro irá aparecer.

l. IMPORTANTE
Haja vista algumas fraudes confirmadas no início do Recadastramento, a Susep passou a exigir uma foto do rosto com o documento que serviu de base para o preenchimento dos dados cadastrais. Sendo assim, TODOS aqueles que no início deste procedimento se recadastraram sem essa exigência inicial, receberam um e-mail da Autarquia pedindo para incluir esta imagem com o documento. Quem baixou o app poderá verificar esta mensagem, caso pendente a imagem. Inclusive, para estes profissionais, a Carteira Digital só é disponibilizada após o atendimento desta exigência. Dessa maneira, pedimos aos colegas enquadrados nesta situação que observem as orientações disponibilizadas no vídeo reportado neste link: https://youtu.be/ok-foT6KxDI (pode ser interessante verificar os itens f., g., h., aqui dispostos).


Qualquer dúvida, dificuldade ou mesmo outros esclarecimentos poderão ser dirimidos por meio do nosso contato no WhatsApp Business: (11) 3628-4902.

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