Logo
Imprimir esta página

Como vendedores estão prospectando clientes de qualidade

Como vendedores estão prospectando clientes de qualidade

A prospecção de clientes é um ato necessário para empresas que precisam vender constantemente. Ter um time para isso talvez seja o mais ideal.

Muitas empresas ainda têm uma certa resistência à prospecção de clientes, pois esse é um assunto que envolve muitos desafios para um setor comercial.

Ter uma equipe preparada e qualificada para fazer a prospecção de clientes , é um desafio para qualquer um que está começando, mas também pode ser uma chave para criar uma boa carteira de clientes.

A prospecção de clientes pode ser realizada de diversas formas: prospecção por redes sociais, prospecção porta a porta, prospecção por e-mail, entre outros meios.

Mas o maior fato é que a prospecção deve ser feita com uma boa qualidade, caso contrário o vendedor responsável por isso pode acabar incomodando os prospects.

Prospectar de maneira profissional é uma das melhores formas de trazer resultados para uma empresa.
Confira algumas dicas de como pode ser feito isso.

Conhecer muito bem o público-alvo da empresa.

Estudar a fundo o público-alvo da empresa é um papel fundamental para quem está afim de iniciar uma prospecção assertiva.

O público-alvo é definido por pessoas que terão interesse no produto ou serviço de determinada empresa.

Para encontrar esse público é preciso fazer pesquisas afim de encontrar características em comum entre eles.

Essas características podem ser as seguintes: idade, Sexo, Profissão, Interesses, Escolaridade, entre outros.

Além disso, também podem ser respondido algumas perguntas chaves para definir um público-alvo:

• Quais problemas o produto resolve?
• Em qual local o público poderá usar esse produto?
• Em qual situação o público usará esse produto?
• Etc.

Saber tudo sobre os produtos da empresa.

Outro passo de extrema importância é o estudo do produto da empresa.

Pode até ser que esse passo seja banal, mas a verdade é que a maioria das pessoas ignora esse estudo aprofundado do próprio produto e isso acaba refletindo na hora da prospecção.

É importante não apenas saber das características dos produtos vendidos pela empresa, mas também estudar quais são os benefícios e malefícios de cada produto.

Quando um vendedor fala com um prospect, ele deve saber do máximo de benefícios possíveis e tê-los na ponta da língua, pois isso pode ajudar muito na hora de uma venda.

Acontece muito de alguns prospects terem dúvidas sobre os produtos que irão comprar, por isso é importante tirar todas as dúvidas antes de uma venda.

Encontrar os melhores canais para prospectar.

Atualmente existem muitos canais que facilitam a prospecção sem sair de casa, porém isso depende muito do negócio de cada um.

Alguns produtos podem ser demonstrados apenas por internet, mas outros necessitam de uma demonstração pessoal.

O segredo aqui é encontrar os melhores canais de prospecção para cada negócio.

Os canais mais populares são:

• WhatsApp
• Facebook
• Instagram
• E-mail marketing
• Site da empresa
• Porta a porta

Todos esses canais são ótimos para realizar um primeiro contato, mas é importante não ser agressivo e tentar vender logo no primeiro contato. Lembrando que o passo da prospecção é um momento de aquecer potenciais clientes e não tentar vender de imediato.

A gestão precisa ser bem feita.

Como a prospecção é um primeiro passo, e necessita de mais passos para concretizar uma venda, é muito importante que tenha um bom gerenciamento a partir de um CRM simples .

Um CRM vai ajudar a manter o controle sobre todas as negociações que estão sendo feitas com potenciais clientes.

Por isso também é importante ter um processo de vendas bem definido para que toda a negociação ocorra da melhor maneira possível.

Dar continuidade em prospectos quentes.

A partir do CRM, é possível identificar quais prospectos estão mais quentes, com isso será necessário ter um bom acompanhamento e isso é feito através de follow-ups.

Os follow-ups , ou retomada de contato com os prospectos devem ser constantes para que eles não esfriem.

Com esse gerenciamento profissional será mais fácil ter sucesso na prospecção de clientes.

Essas são excelentes dicas para quem está interessado em aprimorar a prospecção de clientes e ter bons resultados com vendas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto