Logo
Imprimir esta página

Brasil é o país mais preparado da América Latina para lidar com home office, diz especialista

pixabay pixabay

Por Roberto Bertolo, Diretor de Serviços Globais da Apdata

*O autor está disponível para entrevistas

Muito tem se falado sobre as dificuldades estruturais que as empresas brasileiras estão encontrando para gerenciar grandes contingentes de funcionários em home office. Em um período de dois meses, elas precisaram adequar quase todos os seus processos habituais a uma nova forma de interação -- a digital, que antes era restrita a poucas atividades, como reuniões com clientes ou parceiros no exterior.

Uma pesquisa da empresa de monitoramento de mercado Hibou em parceria com a plataforma de dados Indico feita no final de março mostrava que quase 60% da força de trabalho brasileira estava em home office. Nesse número, segundo o estudo, estão muitos funcionários de empresas privadas, microempreendedores e até informais. Vão de trabalhadores qualificados, como designers e comunicadores, até manicures que, na crise, atendem em horários específicos na própria casa em que vivem. Todo mundo ligado por ferramentas digitais que vão da complexidade de softwares privados até o WhatsApp.

Por outro lado, a pesquisa mostra que as empresas públicas estão encontrando dificuldades para colocar os servidores em home office -- o que é óbvio, já que é de conhecimento comum que, nelas, as tecnologias tardam em chegar. Muitas organizações privadas, ao contrário, já contam com ao menos uma ferramenta digital -- e grande parte delas já estava se transformando digitalmente até o início da crise.

Isso tudo mostra que a conexão brasileira, apesar de não poder ser comparada à americana, consegue suportar um aumento exponencial de demanda. Esse era, inclusive, um dos mitos sobre o home office no nosso país que servia como álibi para que ele não fosse implementado. Mais do que isso, revela que as empresas do país têm condições de -- fazendo suas transformações digitais -- manterem os esquema de trabalho remoto mesmo no mundo pós-pandêmico.

Essa posição da nossa estrutura é mais bem visualizada quando a comparamos com os vizinhos latino-americanos: nos últimos dias, temos encontrado graves dificuldades de conexão quando precisamos nos comunicar com alguém no Peru ou no Equador, por exemplo -- países em que a Apdata está presente.

Em março do ano passado, a principal operadora de telefonia do Equador anunciava, com louros, que estava colocando 800 pessoas uma vez por semana em home office. O "El Comercio", um dos principais veículos de imprensa do país, precisava explicar aos leitores o que significa "teletrabalho". Agora, em meio à crise, os problemas de conexão impedem que boa parte das empresas sigam operando: o Instituto Nacional de Estadística y Censos (INEC) publicou no final de março que apenas 8% dos trabalhadores com renda igual ou superior ao salário mínimo nacional estavam conseguindo ficar em home office, enquanto a Asociación de Empresas Proveedoras de Servicios de Internet (Aeprovi) já afirmou que o aumento na demanda por Internet no país é de 25%, enquanto a rede está em vias de saturar.

No Peru, uma das maiores empresas de tecnologia do país sentenciou em um artigo na revista de negócios "Gestión": não estamos preparados para o teletrabalho. O texto cita uma pesquisa da consultoria Mercer Mash que mostra que apenas 22% das empresas peruanas têm condições de colocar seus funcionários em home office. Sem contar o fato do Ministério do Trabalho ter elaborado um guia de trabalho para as organizações às pressas.

Não é diferente mesmo em países mais desenvolvidos da região, como a Argentina e o Chile: no primeiro, 75% são pequenas e médias empresas que, segundo o jornal "La Nación", não estavam prontas para o home office porque ainda funcionam quase totalmente no analógico. Os problemas só não são maiores porque há um consenso que a estrutura de acesso à web é boa. A situação é semelhante entre as empresas chilenas.

Essa é uma oportunidade para que as organizações latino-americanas entendam a importância de se transformarem em direção ao digital e, no caso do Brasil, de expandir uma tendência que, até o início da pandemia, já era significativa.

Sobre a Apdata

Fundada no Brasil em 1984, a Apdata é uma das mais inovadoras empresas de RH do mundo. Com escritórios no país e nos Estados Unidos, a Apdata é o principal fornecedor brasileiro de tecnologia para RH, tendo sido decisiva para o processo de digitalização da área de Recursos Humanos no mercado brasileiro nas últimas duas décadas. Hoje, a empresa se diferencia por apresentar soluções integradas, flexíveis e automatizadas em tecnologia, terceirização e consultoria para a gestão completa do capital humano. Com cerca de 450 funcionários, a Apdata conta com uma expressiva carteira de mais de 730 clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto