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Covid-19: quais são as ações necessárias para a segurança da saúde dos colaboradores dentro das empresas?

A Mazars, auditoria e consultoria empresarial, elaborou um guia com sugestões sanitárias para que as empresas possam implementá-lo internamente

Em função da pandemia do coronavírus, as empresas precisam seguir uma série de medidas para garantir a segurança da saúde de seus colaboradores. Para ajudar a superar a crise, com as devidas precauções, a Mazars, auditoria e consultoria empresarial, elaborou um guia com sugestões sanitárias para as companhias adotarem em seus processos.

"Em conjunto com as ações é importante que os gestores consultem os especialistas do setor de saúde para apoiar, validar e monitorar todas as respectivas medidas que venham a ser implementadas. Além disso, é fundamental estruturar um grupo de prevenção que seja responsável pela discussão, implementação e monitoramento das medidas de ordem sanitária. Essa equipe deve ser o principal elo entre os funcionários, a empresa e autoridades sanitárias para a discussão de dúvidas ou relato de ocorrências, como suspeitas e contágios", afirma Éder Mutinelli, sócio-líder de consultoria da Mazars e autor do guia.

Confira abaixo algumas ações para serem implementadas nas empresas:

"As medidas de segurança devem ser aplicadas e monitoradas por todos os colaboradores. É obrigação de todos preservar, além de si mesmo, o próximo e a própria empresa", acrescenta Mutinelli.

• Na chegada à empresa, antes da entrada, devem ser tomadas medidas preventivas como a medição de temperatura de todos antes de acessar as dependências da organização e também evitar aglomerações nos arredores ou mesmo nas portarias - manter a distância e evitar contatos físicos será fundamental.

• Rever os horários de entrada, saída, intervalos e almoço. É necessário flexibilizar e alternar para contribuir com o distanciamento social. Criar rotinas de horários que possibilitem, por exemplo, que todos os funcionários saiam da empresa no intervalo de 30 minutos (grupos saindo de 5 em 5 minutos) pode "desafogar" as saídas, estacionamentos e meios de transportes.

• Nos refeitórios, além de horários alternados, o distanciamento será fundamental. Outras medidas também merecem destaque: mesas onde sentavam quatro pessoas passam a ser ocupadas por duas de cada vez; retirar utensílios de uso geral como saleiros,garrafas de azeites, entre outros; alterar sistemas de self-service, mudar para balcões fechados onde cozinheiros e/ou garçons devidamente atentos aos aspectos de higiene sirvam as refeições, adotar a prática de retirada das máscaras apenas no momento de se alimentar e evitar conversas no refeitório; observar a "etiqueta" da tosse ou espirro em locais fechados, cobrindo a boca com um lenço ou com o antebraço; nas filas de retirada dos pratos, manter a distância entre as pessoas; no atual momento, as estruturas para lazer e descanso em locais fechados devem ser interditadas e substituídas por ambientes ao ar livre, com atenção para o devido distanciamento.

• Em todas as áreas da empresa, reuniões devem ser realizadas ao ar livre. Quando as circunstâncias não permitirem, reduzir ao máximo o número de participantes. Criar condições para distanciamento mínimo e minimizar o tempo em reunião, antecipando os assuntos por e-mails e outras ferramentas eletrônicas.

• Uniformes devem ser colocados e retiradosno ambiente da empresa com o devido cuidado para evitar o contágio; ou seja, vestiários devem ser utilizados pelos funcionários ao chegar e sair da empresa. Quando não for possível, baias de higienização de roupas e calçados devem ser instaladas nas entradas e saídas da empresa.

• Equipamentos e produtos de higienização devem estar disponíveis para todos os colaboradores, distribuídos em locais estratégicos da empresa.

• Estudos devem ser efetuados para implementação de processos de distanciamento dos colaboradores na execução de suas rotinas de trabalho, tanto no ambiente de produção como no BackOffice.

• Bebedouros de água devem ser higienizados sempre antes do uso pelos colaboradores, considerando a estrutura de cada equipamento.

• Áreas de copa e café não devem ser ocupadas por mais de uma pessoa por dois metros quadrados. Mesmo assim, devem ser evitadas ao máximo. O tempo de permanência nesses ambientes não pode ser superior ao necessário para retirada do café ou da água, evitando conversas no local.

• Para os profissionais da empresa que atuam em atividades onde a prática de home-office for possível, deve-se incentivar esse programa, mesmo que em sistemas de revezamento (dois ou três dias por semana, alternados entre os funcionários), contribuindo para a redução da ocorrência de contatos e aglomerações.

• Utilizar máscaras e luvas ao manipular materiais que serão despachados para clientes.

• Higienizar, de acordo com as respectivas características, os materiais recebidos na empresa.

• Repensar a utilização do ar-condicionado, priorizando a ventilação natural. Quando não for possível evitar o equipamento, realizar a respectiva higienização em períodos mais curtos.

• Apoiar campanhas de vacinação, incluindo a do vírus influenza, pois a ausência de outras enfermidades aumenta a imunidade do indivíduo.

• Se possível, fornecer álcool em gel e máscaras para os colaboradores levarem para suas casas ou subsidiar parte desse custo, tentando negociar uma compra em maior volume e, consequentemente, menor custo.

• Avaliar a possibilidade de aplicar testes de contágio nos colaboradores e intensificar entrevistas com especialistas de saúde para avaliações rotineiras.

Sobre a Mazars

A Mazars é uma parceria internacionalmente integrada, especializada em Auditoria, Consultoria, Financial Advisory Services, Serviços Tributários e BPO.

Operando em 91 países e territórios ao redor do mundo, contamos com a experiência de 40.400 profissionais - 24.400 na parceria integrada da Mazars e 16.000 pela Mazars North America Alliance - para ajudar os clientes em todas as fases do seu desenvolvimento.

No Brasil, temos mais de 850 colaboradores em nossos seis escritórios (São Paulo, Barueri, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Curitiba), que solucionam questões complexas de maneira inovadora. A busca contínua pela excelência é o que nos move.


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