Logo
Imprimir esta página

Aos 90 anos, Grupo Algar promove transformação cultural em meio à pandemia

freeimages freeimages

O avanço do novo coronavírus trouxe um desafio ainda maior para o Grupo Algar: dar prosseguimento à transformação da cultura corporativa de uma organização que, em 2020, completa 90 anos. Para garantir que alterações tão significativas ocorram na prática em todas as frentes de atuação da companhia —telecom, TI, entretenimento e agronegócio— foi preciso traduzir a transformação cultural em símbolos, mudar alguns processos e comportamentos.

Com ajuda dos próprios associados (como são chamados os colaboradores do Grupo Algar), foram escolhidas quatro figuras para sintetizar a mudança. São elas uma capa de cadeira, um bode, um cronômetro e uma árvore.

Cada uma tem um significado. Em todas as reuniões é possível avistar um cronômetro, para lembrar que agilidade é um atributo essencial da organização e que as interações precisam ser objetivas, além de uma cadeira vazia, que representa a presença do cliente e serve para reforçar a todo tempo a pergunta mais importante para os associados da Algar: “O que nosso cliente diria se estivesse aqui?”

Sobre a mesa dos associados há sempre um bode de pelúcia, que representa a necessidade de praticar conversas necessárias (“tirar o bode da sala”), e uma árvore, símbolo da perenidade e da busca por escolhas que garantem a execução dos resultados.

“Os símbolos ajudam a relembrar o processo em que estamos envolvidos e funcionam como uma lembrança imediata de qual trajetória queremos seguir como empresa”, diz Carolina Toffoli, gerente da UniAlgar e do Instituto Algar.

O reforço do processo de transformação cultural precisa ser trabalhado ainda mais no atual cenário de isolamento social. Nas empresas do Grupo Algar, reuniões entre lideranças se tornaram mais frequentes, diretores realizam transmissões ao vivo para responder dúvidas de associados, gestores mantêm uma agenda de feedbacks com seus times e treinamentos e processos de onboarding seguem acontecendo, ainda que à distância. As comunicações foram intensificadas para manter e aumentar o engajamento e a motivação dos nossos associados.

“É um trabalho contínuo, em que um novo ciclo é iniciado sempre que o anterior termina, algo essencial para um grupo de 90 anos que tem se expandido e ampliado sua presença geográfica”, afirma Carolina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto