Logo
Imprimir esta página

IDECORR – Instituto de Defesa dos Corretores de Seguros Publica Carta Aberta ao Presidente da HDI

IDECORR – Instituto de Defesa dos Corretores de Seguros Publica Carta Aberta ao Presidente da HDI

Prezado Sr. Murilo Riedel;

ONTEM, ao tomarmos conhecimento dos termos do seu primeiro comunicado acerca do apoio institucional da HDI ao Recadastramento estabelecido através da Circular Susep 602/2020, sentimo-nos como se coroados houvéssemos sido ao final de uma grande corrida e cheia de obstáculos.

HOJE, surpreendidos que fomos com seu novo comunicado, ao contrário, sentimo-nos como aqueles que ganharam, mas não levaram o troféu: sumiram com o prêmio!

Dessa forma, lamentamos receber este segundo comunicado do maior executivo de tão conceituada sociedade seguradora, se desdizendo em menos de 24h, por razões que, TODOS SABEMOS, puramente motivado (e pressionado) no âmbito da política sindical que ainda grassa no seio de nossa atividade profissional.

Muitos de nós - a grande maioria, registre-se - não somos associados a qualquer Sincor e, por isso, implicitamente deixamos claro que não apoiamos a gestão desses colegiados que mais parecem clubes de benefícios, ao invés de entidades patronais. A prova consagradora desta VERDADE, é que o Recadastramento finalizou, até o dia de ontem, praticamente 15 mil corretores. Se juntarmos todos os associados de todos os Sincores espalhados pelos Estados da nossa federação, não se chega nem na metade disso. E olha que nos baseamos nos números que eles informam...

Então, diante do que nos orienta fazer, questionamos: em qual base decidiremos nossos destinos profissionais? O Sincor orienta-nos no sentido do “não recadastramento”; a SUSEP (órgão regulador, supervisor e fiscalizatório do mercado de seguro e ao qual V. Sa. também se encontra sob supervisão, assim como a empresa que dirige), por sua vez, é o órgão do Sistema Nacional de Seguros Privados que estabeleceu a obrigatoriedade do procedimento.

Então ficamos assim: se obedecermos ao que nos orienta o Sincor, nosso cadastro será SUSPENSO, seremos BLOQUEADOS na angariação de novos negócios e, como consequência de tudo isso, não receberemos nossas COMISSÕES - fruto maior do nosso labor.

E se assim direcionarmos nossa conduta, poderemos contar que essa HDI não irá suspender os cadastros dos Corretores de Seguros ao fim da vigência estabelecida na norma regulatória – estejam eles não recadastrados sob orientação do Sincor?

E mais: somos todos esclarecidos? Não há incautos em nosso meio? E os "espertos", em qual lado desse conflito se encontram: são formados pelos defensores da legalidade e do marco regulatório posto, ou poderemos afirmar que estão do outro lado da rua, apenas esperando o circo pegar fogo para acionar o “bombeiro”? Enfim: almejam o bem maior coletivo da nossa categoria profissional ou não querem perder o poder que se esvai de suas mãos, como gelo que vai derretendo ao calor de cada derrota que amargam, aqui, acolá?

Não nos condene pela sinceridade de nossas palavras, mas ficamos muito decepcionados com essa postura institucional. Não pelo vergonhoso desmentido, mas sim, por uma empresa tão singular do nosso mercado se prestar a um papel desses em desfavor institucional nosso; categoria profissional esta que, queiram ou não, é a mola-mestra que movimenta essa grande indústria do seguro: a honrada e resiliente categoria dos Corretores de Seguros, regulada pela Lei 4.594/1964 e integrante do Sistema Nacional de seguros Privados!

Com nossas cordiais saudações e pesar,

Somos;

José Carlos N. de Souza
Diretor Relações Institucionais
(11) 99645-4166


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto