Logo
Imprimir esta página

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

Voltaire Marensi - Advogado e Professor Voltaire Marensi - Advogado e Professor

Hoje, 03 de maio, é o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Em razão deste fato, me permito uma pausa para não abordar matérias correlatas ao seguro, bem como de outros assuntos pertinentes ao tema para celebrar, num todo, neste sítio, minha homenagem às mais variegadas formas de imprensa livre que sempre irá fortalecer uma sociedade acrisolada no verdadeiro Estado Democrático de Direito. Todos nós almejamos uma imprensa livre e que preste esclarecimentos adequados e escorreitos, notadamente nos tempos difíceis que estamos atravessando. Isto significa que não podemos concordar com uma imprensa tendenciosa, ideológica e até mendaz com o que diz e propaga a todos os que buscam informações verdadeiras e coerentes com os fatos seja no setor social, econômico ou político.

Foi com base nestes princípios, que em 20 de dezembro de 1.993 uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas acolheu em seu artigo 19 a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

É com arrimo em informações sérias e competentes hauridas no labor diário que estes profissionais merecem o respeito, assim como atualmente todos aqueles dedicados ao setor da saúde nestes tempos de pandemia.

Somente com trabalho austero, sem estrelismos é que se conseguirá resgatar a crença de que todo o tipo de instituição informativa merece o aplauso e o respeito da população.

Fincado em um serviço de credibilidade que a imprensa faz no dia a dia é que restabelece à crença nas Instituições que foram criadas para servir à coletividade, mormente quando os tempos são atribulados. É, nesta assentada, que toda a notícia embora arrostada de certa “dose de um sabor amargo” credencia o informante e o habilita a desenvolver seu trabalho que, às vezes, tem uma mescla de sacerdócio pelo tempo e dedicação imposta ao homem do bem. Esta tarefa pode levar o informante à exaustão, porém sem qualquer mácula que possa enodar o seu verdadeiro ofício que, em última análise, é de prestar contas ao seu juramento profissional de informar o que realmente está se passando no evolver dos acontecimentos diários.

Nos meios modernos de comunicação nos deparamos com fatos mundialmente conhecidos como fake news, vale dizer, produtos de uma imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos, via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda matérias online como sói acontecer nas mídias sociais.

Por isto, minha sincera e penhorada congratulação a todos os profissionais do bem que se utilizam destes veículos de comunicação para disseminar a informação correta e austera, mesmo nestes tempos “bicudos”, aonde periclita a nossa saúde que, ao fim e ao cabo, repercute em um clima no qual a economia, a sociedade e a política faz parte integrante destes timoneiros da verdade e da autêntica justiça informativa.

Parabéns ao DIA INTERNACIONAL DA IMPRENSA!

Porto Alegre, 03/05/2020.

Voltaire Marensi - Advogado e Professor


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto