Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Outsourcing de TI como aliado contra o Coronavírus

Fabiano Pardini - Diretor de Tecnologia e Operações da Microcity Fabiano Pardini - Diretor de Tecnologia e Operações da Microcity

*Fabiano Pardini

O Coronavírus se tornou uma pandemia mundial, e vários países e empresas já estão tomando as medidas necessárias para não agravar ainda mais essa situação. Nesse momento crítico, o segmento corporativo está tendo uma enorme responsabilidade social, com as companhias adotando algumas medidas necessárias para ajudar de alguma forma no combate à propagação do vírus.

Diante desse cenário, os modelos de trabalho em todo o mundo irão passar por mudanças drásticas, em especial rumo ao Home Office (HO), ou trabalho remoto, a fim de evitar a transmissão da doença Covid-19 por contato entre os funcionários, clientes e fornecedores.

Mesmo no Brasil, onde a prática do Home Office até pouco tempo atrás ainda sofria certa resistência das companhias, por desafios relacionados à monitoria da produtividade dos funcionários e atendimento das melhores práticas de segurança da informação - o que agravou depois da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) -, grandes empresas nacionais ou estrangeiras com atuação no país, entre outras, já começaram a articular medidas de HO e em função da epidemia do Coronavírus.

Mas é fato que nem todas as empresas possuem meios para possibilitar o trabalho remoto dos funcionários. Além das questões de produtividade e segurança, é preciso levar em conta o uso dos equipamentos, como computadores desktops e notebooks, pelos colaboradores, que vão ter de suportar cargas horárias de pelo menos oito horas diárias, cinco dias por semana. O que gera desgaste, e consequentemente, diminuição do tempo de vida desses ativos e aumento de gastos para os usuários.

Frente a esse panorama, surge como opção para solucionar os desafios de infraestrutura de Home Office das companhias, independentemente do tamanho ou segmento de atuação, o Outsourcing de TI. Com a terceirização da entrega, adaptação e manutenção dos computadores, na casa dos funcionários, as empresas podem dar continuidade aos processos de negócios, sem preocupações.

Mas para que o Outsourcing tenha pleno efeito, e possa ajudar as empresas a implantar o modelo de HO, é necessário que os gestores estudem o que é melhor para as equipes, para entender quais aspectos podem ser afetados pela pandemia do Coronavírus e o que pode ser feito para suprimir os efeitos desse cenário.

Os gestores devem focar em traçar possíveis cenários e formas de adoção do trabalho remoto, lembrando sempre em pensar na qualidade de vida e do trabalho para os colaboradores e na manutenção do fluxo dentro da companhia.

Também é imprescindível criar condições tecnológicas para o HO, como realizar reuniões e monitoramento de pauta, via Hangout, Skype, ou qualquer outra ferramenta de videoconferência, pois elas têm um grande papel em reduzir o contato pessoal e de viagens à trabalho. Saber identificar os possíveis fornecedores alternativos e não interromper o fluxo dos setores da empresa, pode fazer a diferença entre manter a empresa viva nesses tempos difíceis, ou perder espaço para a concorrência

Sabemos que hoje em dia a agilidade e a segurança são de suma importância para todas as companhias. E tudo isso pode ser feito através de um bom planejamento de TI. Adotar o Outsourcing de computadores, é uma ótima forma de se manter atualizado e seguro ao mesmo tempo, principalmente levando em consideração a LGPD, que protege os dados e aumenta a privacidade das pessoas e o poder das entidades reguladoras para fiscalizar as organizações.

Ter uma equipe especializada que sempre está em monitoramento dos servidores, nuvem, máquinas, VPN e outros aspecto de segurança, é um grande avanço para qualquer empresa fazer uma boa gestão a distância, além de processos e políticas, neste momento tão delicado no mundo.

*Fabiano Pardini é diretor de Tecnologia e Operações da Microcity.

Sobre a Microcity

Com mais de 35 anos de atuação, a Microcity fornece Infraestrutura de TI como serviço para médias e grandes empresas, com uma base instalada de mais de 200 mil ativos distribuídos em todo o território nacional. A Microcity é conhecida por sua excelência em governança, sendo premiada nos últimos anos em gestão financeira, gestão sustentável, empreendedorismo, reconhecida regional e nacionalmente como uma das melhores empresas para se trabalhar, tanto por entidades de RH e Gestão, como pelos próprios clientes. A empresa possui um Net Promoter Score (NPS) de 86% junto à base instalada, pontuação considerada acima da média do mercado.

Hoje, com mais de 350 funcionários e filiais em todas as regiões do país, a Microcity se consolida como uma grande provedora de serviços. A empresa prioriza a sustentabilidade e neutraliza todo o CO² emitido pela sua operação com o projeto Floresta Microcity que tem mais de 50.000 árvores plantadas. Assim, toda a energia elétrica consumida pelas máquinas locadas é neutralizada.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS