Logo
Imprimir esta página

Um vírus elevou o papel dos vendedores em meio à paralisação da economia

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

É estarrecedora a paralisação geral, no Brasil e no mundo, por causa da pandemia do coronavírus. No esforço para conter a expansão e evitar infecções e mortes, os governos determinam quarenta, fechamento do comércio e trabalho em home office. Para salvar vidas, os profissionais da saúde tornam-se a classe mais importante do mundo. Depois deles, os profissionais de vendas possivelmente são os trabalhadores mais essenciais e que detém o poder de impedir que um efeito colateral da pandemia – o caos econômico – possa destruir mais do que o próprio vírus.

Se os profissionais de vendas paralisarem, o país quebrará e o sistema financeiro desabará.

Ainda que impossibilitados de cumprirem agenda de visitas e focados em seus smartphones e notebooks, vendedores – sobretudo no universo das vendas especializadas – sãos portadores de notícias mais amenas e incentivos para que seus clientes não joguem por ralo abaixo os planos de compras de bens e serviços. Pois esse ímpeto comercial é o que vai movimentar a economia com demandas para matéria-prima e movimentação da estrutura produtiva instalada nas corporações.

Ainda que haja instrução clara no mundo corporativo e repartições públicas que impeça compras, investimentos ou geração de despesas diversas, os profissionais de vendas precisam manter o hábito de abordar seus clientes e dar continuidade ao relacionamento com os seus prospects (que ainda não compraram). O momento é de entendimento do cenário econômico e ao mesmo tempo esforço para construir vínculos de parceria que possibilitarão boas oportunidades quando o mercado restabelecer a sua normalidade. Vendedores que souberem emplacar o discurso apropriado, franco e espontâneo, conquistarão a preferência dos seus clientes quando a ordem for retomar as compras.

Alguns desafios permeiam o dia a dia dos vendedores em tempos de quarentena. O mais crítico deles é evitar cair em desgraça perante seus clientes por causa da insistência na venda. O momento é de ajustar a atitude mental em cada abordagem para construir os elos da parceria, ou então correr o risco de ser riscado do hall de fornecedores. Na ânsia de cumprir a agenda de contatos em algum canto do seu ambiente doméstico, vendedores telefonam, fazem, videoconferências, passam e-mails e Whatsapp. Alguns retornos acabam sendo positivos (pasme!), com fechamentos concretos e aceno para a possível finalização do negócio nas próximas semanas. Boa notícia, o mercado não está totalmente paralisado. Mas é fato que a solicitação de cotações e propostas despencou mais de 90%; em alguns segmentos, foi a zero na última semana.

Vendedores nunca foram tão importantes na economia como estão sendo no momento. São eles que manterão acesa a chama das relações fornecedor-cliente. A carência do ser humano na luta pela sobrevivência e combate ao vírus está do lado dos vendedores, ainda que os negócios não estejam sendo concretizados. Clientes estão abertos para ouvir uma palavra capaz de acalentar. A dúvida intrigante é se os profissionais de vendas estão preparados para esse papel, junto com o esforço para sair do estigma de fornecedor e alçar o posto de parceiro – com chances de resultados em vendas longe de serem imediatistas.

Depois da pandemia do coronavírus, vender bens e serviços especializados jamais será como foi até princípios de 2020. Os profissionais de vendas de alta performance sofrerão baixas. O fechado grupo de 15% dos vendedores campeões de vendas representará apenas 10% ou menos em relação ao total da sua classe. Uma nova era de habilidades e competências em vendas chegou em um momento muito trágico para a humanidade. O exercício das competências emocionais definitivamente é vital. Não para vender a todo custo, mas para entender o emocional do comprador e criar vínculo de parceria e esperar o momento certo de vender.

===================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto