Logo
Imprimir esta página

Como o RH e toda a organização podem buscar alternativas em momentos de crise

pixabay pixabay

De acordo com diretora de Tendências de Aprendizagem na Afferolab, Daniela Libâneo, as lideranças devem ter agilidade com pausa e com reflexão. O momento atual vivido pelas empresas traz muitas questões com o recolhimento e reflexão, logo, a busca pelo autoconhecimento e o equilíbrio emocional são essenciais.

A calma deliberada e otimismo limitado são fundamentais para lidar com a equipe. É necessário ter empatia, acolher a equipe e apoiar a liderança para gerenciar os erros e as vulnerabilidades. Trabalhar a questão comportamental dos líderes é tão importante quanto investir em ferramentas tecnológicas.

A executiva traz também tópicos importantes relacionados a gestão das equipes, como:

Prontidão para crise como vantagem competitiva

De acordo com a Pesquisa de Crise Global da PWC de 2019, 69% das empresas em geral sofreram pelo menos uma crise corporativa nos últimos cinco anos, enquanto as empresas com mais de 5 mil funcionários provavelmente sofreram mais de cinco crises, equivalente a uma por ano. As empresas que melhor se situam nesses cenários possuem lideranças que criam planos de crise constantemente revisitados, sendo ágeis em tempo real, com planos de comunicação internos e externos competentes, planos de continuidade de negócios, exercícios de cenários realistas, flexibilidade aos erros que vão acontecer, rapidez nos reajustes de rotas e sempre, acima de tudo: foco e cuidado com as pessoas.

Comitês multidisciplinares ou redes de equipes

Durante uma crise, os líderes devem abandonar a crença de que uma resposta de cima para baixo gerará estabilidade. Com comitês multidisciplinares ou redes de equipes que se reúnem diariamente e com informações advindas de fontes confiáveis, tomadas de decisões, compartilhamentos de problemas, angústias de áreas e colaboradores realizadas em conjunto garantem a disseminação de informação coesa e sem os ruídos que ocorrem frequentemente em silos. "Em muitos casos, a rede de equipes incluirá um centro nervoso integrado que abrange quatro domínios: proteção da força de trabalho, estabilização da cadeia de suprimentos, envolvimento do cliente e teste de estresse financeiro" (Mckinsey)

Equilíbrio emocional: o valor da 'calma deliberada' e do 'otimismo limitado'

O ciclo de pausa-avaliação-antecipação de ação deve ser contínuo, pois ajuda os líderes a manter um estado de calma deliberada e a evitar exagerar nas novas informações à medida que elas chegam. Enquanto em alguns momentos durante a crise a ação imediata será requerida, em outros será necessário refletir, juntamente com a rede de equipes e o estudo das fontes confiáveis de informações, antes da tomada de decisão e posterior comunicação.

Comunicação eficaz

Repetidas vezes, vemos líderes assumindo um tom otimista e confiante nos estágios iniciais de uma crise - e levantando suspeitas das partes interessadas sobre o que os líderes sabem e quão bem eles estão lidando com a crise. É fundamental iniciar logo um plano de comunicação, manter a transparência e fornecer atualizações frequentes, promovendo a segurança psicológica das pessoas.

Criar rotinas de informação e comunicação sobre a empresa, o trabalho e as vidas das pessoas - não no mesmo momento e nem utilizando os mesmos canais é uma estratégia primordial.

Demonstrar empatia, lidar com a tragédia humana como primeira prioridade para que as pessoas possam discutir abertamente ideias, perguntas e preocupações sem medo de repercussões permite que todos entendam a situação e como lidar com ela através de um debate saudável.

Daniela Libâneo é graduada em Pedagogia e Mestre em Arte-educação. A profissional, que atua Diretora de Tendências de Aprendizagem na Afferolab, é especialista em aprendizagem no contexto corporativo para temas relativos a liderança, jovens talentos e soft skills. Também é co-autora do livro Por Toda Parte, FTD, São Paulo, 2014, ganhador do PNLD 2014, Prêmio Jabuti em 2015 e PNLD 2017.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto