Logo
Imprimir esta página

O impacto na vida das pessoas que o Coronavírus causa e seu reflexo na medicina ocupacional

Dr. Ricardo Pacheco Dr. Ricardo Pacheco

Como o gerenciamento da saúde dos trabalhadores pode controlar a disseminação inclusive no home-office, com produtividade e bem estar

O novo Coronavírus está entre nós e já mudou as nossas vidas. Aulas suspensas, restrições de circulação e mudanças de hábito. As pessoas perceberam que a situação pede atenção e muita cautela.

As empresas públicas e privadas, salvo as atividades presenciais imprescindíveis, adotaram o home-office como alternativa para não parar a produção e tentar manter as atividades e, os empregos.

É nesse momento que a gestão da saúde do trabalhador deve ser acompanhada sob duas óticas: daquele profissional cuja presença é indispensável e que precisa estar em atividade que pode lhe colocar em contato com o vírus; e daquele que vai trabalhar em casa, com circulação limitada, trabalhando com as crianças cheias de energia, num ambiente que não foi planejado para esse fim.

Essa é a responsabilidade da empresa, garantir a saúde e segurança do seu profissional, onde quer que ele esteja trabalhando. Mesmo com a Medida Provisória nº927 do Governo Federal que suspende a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto dos exames demissionais, dentre outras disposições.

De acordo com Ricardo Pacheco, médico, gestor em saúde e presidente da Associação Brasileira de Empresa de Saúde e Segurança no Trabalho (ABRESST), as empresas podem de maneira sistemática, promover campanhas de saúde para conscientizar seus colaboradores de como manter a segurança, individual e de seus familiares. “Com a MP de 22 de março ficou determinado que a obrigatoriedade dos exames médicos ocupacionais, com exceção dos demissionais, ficará suspensa para evitar a sobrecarregar dos sistemas de saúde público e privado. Determinou também a suspensão da obrigatoriedade dos treinamentos periódicos. Assim, cabe às empresas promover saúde e segurança orientando e assessorando seus profissionais; bem como adotar medidas preventivas, esteja o trabalhador em casa, no escritório, nos hospitais, nas ruas ou onde quer que ele esteja exercendo a sua atividade”, afirma o diretor do Grupo OnCare.

O médico ressalta que a gestão na saúde ocupacional também compreende a gestão de riscos, que se faz com prevenção.

Sobre o Grupo OnCare

O Grupo OnCare é uma plataforma de solução integrada de saúde, que oferece assessoria e consultoria, para empresas e para população em geral. Dentro dessa plataforma, de gerenciamento macro, está a assistência médica que também garante a assistência integral social e à saúde dos beneficiários e seus dependentes, com ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação, de forma a contribuir para o aprimoramento do sistema social e de saúde do Brasil.

Debate Nacional sobre Saúde e Segurança no Trabalho é adiado por conta do surto da Covid 19

O Debate Nacional sobre Saúde e Segurança no Trabalho, um evento organizado e promovido pela ABRESST - Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho e que acontecera em 3 de abril foi adiado.

O debate que abordaria assuntos de alta relevância não apenas para todos da área de segurança e saúde no trabalho, mas para toda a sociedade, o como as discussões em torno das Normas Regulamentadoras 29 (trabalho portuário), 30 (trabalho aquaviário) e 32 (serviços de saúde); e claro, a pandemia do Covid 10, terá sua data remarcada assim que a entidade tiver segurança de que não há mais o risco de contaminação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto