Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como aplicar a sustentabilidade no dia-a-dia das empresas

Como aplicar a sustentabilidade no dia-a-dia das empresas

Fundação Espaço ECO® e Unesp lançam curso a distância

Estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Sustentabilidade”, com ênfase nas Ferramentas de Gestão aplicadas aos negócios. Com conteúdo desenvolvido pela Fundação Espaço ECO® (FEE®), organização com expertise em sustentabilidade empresarial, em parceria e certificado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UNESP, o curso tem carga de 180 horas distribuídas em seis módulos (18 semanas).

Para participar o interessao deve estar matriculado ou ter concluído o ensino superior. As inscrições vão até 26/07 e devem ser feitas através do site http://edutec.unesp.br/cursosnead/paginas_n/curso_ver.php?idc=44.

O curso ainda conta com o apoio da Fundação para o desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP) e do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI). O objetivo da iniciativa é formar profissionais com visão sistêmica e capacidade para se antecipar na identificação de ações e na aplicação da sustentabilidade em seu cotidiano. Para isso, o curso conta com jogos digitais, atividades práticas e estudo de casos reais aplicados em empresas e organizações.

“Ao participar do curso, os alunos não ficam apenas limitados ao seu campo de atuação profissional. O diferencial proposto é a forma como o curso traz o tema sustentabilidade para o dia-a-dia dos participantes, compartilhando conhecimento sobre ferramentas de gestão para a sustentabilidade levando sempre em consideração o conceito de Avaliação Ciclo de Vida e as discussões de fóruns e organizações mundiais sobre o assunto”, afirma Sara Juarez Sales, gerente de Educação para Sustentabilidade da FEE®.

A coordenação do curso é do professor doutor Edivaldo Domingues Velini, diretor presidente da Fundação para o desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP).

O curso ainda conta com quatro docentes colaboradores que fazem parte da equipe da Fundação Espaço ECO®: Taisa Caires, consultora de Educação para Sustentabilidade; Camila Honório, consultora de Gestão Aplicada a PME’s; Tiago Egydio, consultor em Conservação Ambiental e Sueli Oliveira, consultora de Socioecoeficiência.

Os docentes da Unesp são: Caio Antonio Carbonari, Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal FCA – UNESP; Robinson Antonio Pitelli, Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária FCAU – UNESP; Mario Hissamitsu Tarumoto, FCT/Presidente Prudente/Unesp; e Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, FCT/Presidente Prudente/Unesp.

Totalmente on-line, a mediação da aprendizagem será realizada por tutores que farão o acompanhamento, orientação e avaliação dos alunos durante todo o processo. Durante o curso, serão apresentadas situações de aprendizagem, animações, questionários e resolução de problemas. Os cursistas deverão realizar as atividades usando recursos como: textos, vídeos e jogos, com mediação pedagógica no desenvolvimento do curso. “Esta parceria permitiu-nos empregar as tecnologias digitais para potencializar oportunidades de aprendizado, ampliando o alcance do conhecimento a fim de construirmos uma cultura de sustentabilidade para o planeta", afirma Klaus Schlunzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da UNESP.

Como parte do conteúdo programático, os participantes poderão ter conhecimento sobre temáticas, como Ciclo de Vida; Gestão orientada à sustentabilidade; Sustentabilidade em micro, pequenos e médios negócios; O que é ecoeficiência?; Como diagnosticar e medir a sustentabilidade?; Sustentabilidade no mundo dos negócios; entre outras.

Fernando Malta, coordenador da Câmara Temática de Água e no relacionamento institucional do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), participante da turma de lançamento, destaca o tema da internalização da sustentabilidade nas empresas como um dos diferenciais do curso. Segundo ele, atrelar a lógica da sustentabilidade ao negócio é um dos principais desafios das empresas hoje em dia, sendo notado em alguns casos, apenas em momentos de crise. “O que o curso agrega em seu conteúdo é exatamente uma motivação para ação. Com ele, tenho mais subsídios para mostrar como a lógica da sustentabilidade está absolutamente associada a como o negócio pode prosperar. Na crise hídrica algumas empresas perceberam, pela primeira vez, que sua área de sustentabilidade não existe somente para responder uma demanda regulatória do governo, mas também para pensar na perenidade do negócio e como a falta d’água, por exemplo, faz com que elas repensem a maneira como estão inseridas na sociedade”, afirma Malta.

“O curso superou minhas expectativas tendo apresentado rica diversificação de ferramentas pedagógicas que ilustraram muito bem os conteúdos teóricos, além de promover a fixação de todo conhecimento apresentado. Pude aprender conteúdos que certamente complementaram o meu curriculum profissional e pessoal”, afirma Cintia Tunger, também participante da turma de lançamento. O curso também oferece módulos voltados para a busca por soluções em tecnologias e metodologias de medição e avaliação da sustentabilidade empresarial. Dessa forma, é possível aplicar todo o conhecimento adquirido durante as aulas e criar um plano de ação dentro da característica de cada entidade.

“Sustentabilidade” oferece ferramentas de gestão aplicada aos negócios
Inscrições até: 26 de julho de 2016
Informações:
Inscrição: http://edutec.unesp.br/cursosnead/paginas_n/curso_ver.php?idc=44

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
------------------------------------------------------------------------------------


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo