Logo
Imprimir esta página

Fundação Bunge leva o Multiculturalismo como temática em programa de voluntariado corporativo

Fundação Bunge leva o Multiculturalismo como temática em programa de voluntariado corporativo

Encontro de formação de coordenadores do Comunidade Educativa reuniu voluntários de 13 cidades brasileiras que discutiram sobre integração social e refugiados

Desde 2002, o Comunidade Educativa, programa de voluntariado corporativo da Bunge, coordenado pela Fundação Bunge, tem ampliado e valorizado o trabalho comunitário em municípios onde a Bunge está presente. Norteado pela temática do multiculturalismo, nos dias 9 e 10 de março, a sede da companhia recebeu 21 voluntários vindo de nove estados brasileiros para a formação dos coordenadores do programa. O evento contou com momentos de integração, troca de experiências, palestra, rodas de conversas, dinâmicas, apresentação cultural, entre outras atividades que abordaram a integração social e os refugiados.

No primeiro dia de formação, as atividades contemplaram uma roda de conversa com imigrantes da Venezuela, República Democrática do Congo e Síria, que chegaram ao Brasil como refugiados, além de uma discussão sobre alteridade mediada pelo pesquisador e antropólogo Alexandre Branco Pereira. Pela tarde, os participantes receberam representantes da iniciativa Make a Wish e da Escola Dona Ana Rosa, que compartilharam suas experiências sobre o voluntariado.

Em seguida, houve uma roda de debate sobre migração e refugiados com Marcelo Haydu, diretor do Insituto Adus, que trabalha para formar, integrar e inserir refugiados no mercado de trabalho; e Jonathan Berezovsky, do Migraflix, projeto que também auxilia refugiados na geração de renda e empreendedorismo.

No segundo dia, foi a vez da Rede Bike Anjo e a ONG Patas Therapeutas apresentarem suas práticas voluntárias em diversas regiões do País, além da apresentação cultural com o grupo musical Os Escolhidos, formado por imigrantes e refugiados da República Democrática do Congo.

Hoje, o Comunidade Educativa conta com cerca de 700 voluntários espalhados por nove estados brasileiros. Eles dedicam até duas horas semanais de trabalho para desenvolver atividades lúdicas e culturais em escolas, abrigos para crianças e idosos, espaços comunitários e nos espaços de leitura Semear Leitores, um outro projeto social da Fundação para desenvolver o hábito de leitura entre as crianças.

Em 2019, os 711 voluntários do Comunidade Educativa realizaram 270 ações, em 48 diferentes instituições, totalizando 4.782 horas voluntárias. Foram atividades como distribuição de roupas e comida para moradores de rua, mutirão de limpeza de praias, doação de sangue, gincanas, brincadeiras, produção de fralda geriátrica, oficinas, atividades culturais e contações de histórias.

Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto