Logo
Imprimir esta página

Coronavirus e Home Office – 5 Dicas para trabalhar em casa, mantendo a produtividade e trazendo resultados

pixabay pixabay

Qualquer mudança exige flexibilidade e entendimento. Criando o ambiente de trabalho correto pode-se obter excelentes resultados.

Desde 2018, o crescimento de Home Offices no Brasil vem batendo recordes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, no ano passado, um levantamento que apontou que em 2018, 3,8 milhões de pessoas trabalhavam em casa. Em comparação com 2012, houve um aumento de 44%.

Em 2020 com a pandemia do coronavírus atingindo o mundo, o home office passou a ser a realidade de empresas e executivos, que antes ainda analisavam prós e contras desta adaptação.

O principal benefício nesta nova modalidade para as empresas está na redução de custos, já que o funcionário não precisa se deslocar até o escritório, sobra tempo para atividades físicas e gera menos estresse, aumentando a produtividade. Por outro lado, algumas empresas não instrumentalizam o trabalhador, para aqueles que necessitam de um "supercomputador" e uma internet potente, terá que dialogar com o contratante para não perder a qualidade do trabalho. De qualquer forma, qualquer mudança exige flexibilidade e entendimento. Criando o ambiente de trabalho correto e organizando as tarefas, pode-se obter excelentes resultados. Neiva Gonçalves, Diretora Executiva de Carreira da Success People – empresa de desenvolvimento pessoal e gestão de pessoas, situada em São Paulo e que atende em todo território nacional – cita 5 maneiras para trabalhar em casa de forma produtiva:

1- Criar rotina

Trabalhar em uma empresa significa ter as horas de trabalho definidas. Definir o horário de trabalho e mantê-lo, mesmo quando estiver trabalhando em casa, é o primeiro tópico relevante nesta adaptação. Vestir-se apropriadamente para o trabalho também é importante, ajuda a despertar o cérebro e criar a motivação necessária para as realizações. Ter as tarefas bem claras e o tempo bem administrado evita erros.

2-Manter a comunicação alinhada

O maior problema do trabalho em casa é sem dúvida a falta de comunicação da equipe. Manter a comunicação alinhada minimiza falhas. A interpretação do texto escrito não é tão efetivo quanto a análise da expressão do indivíduo. Neste sentido, as videoconferências são muito positivas para manter as propostas e tarefas bem compreendidas. Se preciso for, vale fazer reuniões diárias, seja por vídeo ou por telefone.

3-Criar uma estrutura em casa.

O escritório não deve ser negligenciado em nenhuma hipótese. É absolutamente fundamental ter um espaço separado para o trabalho. Seja uma sala adequada, ou simplesmente um cantinho com uma mesa, o que importa é pensar na estrutura focando no seu tipo de trabalho. Separar o local de trabalho do local de descanso priorizando as ferramentas que auxiliam o desenvolvimento de tarefas, é primordial, seja os equipamentos tecnológicos ou os artefatos simples, como uma boa cadeira e um gaveteiro com tudo a mão. A organização faz a diferença. Para quem tem filhos, criar o momento para estar com eles contribui para que as crianças respeitem o tempo dedicado ao trabalho.

4-Demonstrar os resultados

Contar as pessoas sobre o projeto que está envolvido é uma forma de debater e divulgar. Gera envolvimento. Uma boa conversa por telefone, em vez de depender apenas de e-mail e mensagens instantâneas, aumenta a criatividade. Pode ser estimulante. Muitas pessoas acabam se isolando sem trocar ideias atrapalhando o processo. Há aqueles que não conseguem se concentrar devido as demandas da casa, e, outros que trabalham em excesso. Saber o que exatamente irá fazer dentro do espaço de tempo do dia cria fluxo.

5-Foco no trabalho

É preciso ter em mente que, muitas vezes, o escritório também passa por transformações como modernização de sistema e ou de infraestrutura. No Home Office não é diferente, aos poucos, ele se tornará mais adequado e atrativo. O importante neste momento é exercitar a paciência, ignorar pequenas dificuldades e focar no trabalho.

Para conhecer os projetos de assessoria em carreira e recolocação profissional acessar: www.successpeople.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto