Logo
Imprimir esta página

Cinco dicas para proteger as informações das empresas em dias de home office

Cinco dicas para proteger as informações das empresas em dias de home office

De acordo com especialistas da Kryptus, cerca de 50% dos vazamentos de informações envolvem funcionários

Diante da propagação do novo coronavírus, que já soma mais de 200 mil infectados em todos os continentes, instituições e empresas das mais diversas áreas e tamanhos têm adotado o home office para proteger a saúde dos colaboradores e diminuir o ritmo de contágio.

Entretanto, o uso da tecnologia para trabalhar em casa demanda cuidados específicos. De acordo com a Kryptus, empresa especializada em criptografia e segurança cibernética, independentemente do tamanho do negócio, é necessário implementar uma estratégia de segurança criptográfica de dados. “O mercado disponibiliza soluções que podem proporcionar segurança sem exigir altos custos e mudanças na estrutura”, explica Roberto Gallo, CEO da empresa.

Pensando nisso, a Kryptus listou cinco dicas para companhias e colaboradores que estão adotando o home office durante esse período:

Criptografia: segundo o executivo, soluções criptográficas para e-mails e arquivos podem garantir a segurança e o sigilo das informações de forma muito simples, sem exigir grandes investimentos e mudanças na infraestrutura de TI das empresas. “A aliança entre criptografia de e-mails e assinatura digital protege dados sensíveis de forma efetiva. Os e-mails comuns são susceptíveis à interceptações e adulterações com certa facilidade”, alerta Gallo. Uma alternativa relativamente simples é o GPG, gratuito. Para Windows: https://www.gpg4win.org;

VPN: a Rede Privada Virtual possibilita a integração de dispositivos remotos às redes corporativas de uma forma segura. Com ela, um funcionário em home office tem acesso a uma rede interna da empresa, possibilitando a criptografia do tráfego de informações. “É importante que a VPN seja estabelecida entre os dispositivos de usuário e a base da empresa - não se trata, portanto, de VPN em nuvem, usada por quem quer acessar serviços como mídias e jogos em outros países”, explica Gallo. Segundo o executivo, há dois caminhos principais para se instalar VPNs em empresas: utilizar infraestrutura já existente nos sistemas operacionais (por exemplo, Ipsec do Windows) ou soluções abertas, como o OpenVPN;

Compliance: as empresas devem estender as preocupações com compliance ao home office, a fim de evitar violações de dados, fraudes e abusos, e mantendo o ambiente adequado à legislação. "É preciso implementar soluções que ajudem a empresa a estar de acordo com as mais diversas normas, em particular com a LGPD, evitando multas, interdições e ações indenizatórias", completa;

Mobilidade: todos os dispositivos utilizados pelo funcionário devem contar com uma solução de segurança que detecte proativamente ameaças e proteja os dados de códigos maliciosos. “O risco de ataques é muito maior quando o dispositivo móvel utilizado para acessar a rede da empresa não pertence a mesma e não utiliza ambientes virtualizados”, destaca o executivo. “Para aquelas empresas que usam o G-Suite, uma opção é ativar a gestão de frota. Para os demais, pode ser interessante uma solução de MDM” indica;

Colaboradores: é importante estabelecer uma boa comunicação interna, definindo diretrizes de comportamento e alertando sobre os possíveis danos. “Cerca de 50% dos vazamentos de informações envolvem colaboradores internos”, pontua Gallo. “Os usuários devem estar cientes dos perigos aos quais estão expostos e quais medidas tomar ao acessar dispositivos em casa. Essas máquinas podem ser uma porta de entrada para toda a empresa, portanto, todos os equipamentos devem ser utilizados de forma adequada. Talvez caiba uma revisão da Política de Segurança da empresa”, conclui.

Para o executivo, manter um ambiente seguro e saudável dentro da empresa é um desafio, pois estão em risco dados, valores e informações sigilosas. “Com o home office, o desafio torna-se maior ainda”, diz Gallo. “O planejamento é crucial. Empresas preparadas para desafios e inovações, que preocupam-se em manter as informações de valor sempre protegidas e disponíveis, geram novos relacionamentos e oportunidades”, conclui.

Sobre a Kyptus

A Kryptus é uma provedora de soluções em segurança da informação. Com 16 anos de história e sede em Campinas (SP), a Kryptus S/A é uma empresa brasileira e independente que cresce de forma consistente há mais de uma década, focando em ações de longo prazo nos planos científico e tecnológico, de entendimento de missão de seus clientes e nas linhas de negócio que desenvolve.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto