Logo
Imprimir esta página

Gameficação pode ajudar a prevenir incêndios

Wanderson Leite Wanderson Leite

Por Wanderson Leite

Você sabe como prevenir um incêndio? De modo geral, ainda há muitos mitos em relação ao que fazer durante uma situação de emergência, como o fato de que nem todo fogo pode ser apagado com água. Para se ter uma ideia, somente no Estado de São Paulo, foram registrados mais de 6 mil incêndios em edificações em 2019. Com dados tão alarmantes, o que podemos fazer para que mais pessoas estejam preparadas para agir corretamente diante de focos de incêndio?

Hoje, o celular é uma das principais maneiras pelas quais as pessoas consomem informação. Estar disponível em redes sociais e aplicativos significa fazer parte da rotina das pessoas. E informações tão importantes quanto medidas de segurança contra incêndios devem estar disponíveis a qualquer momento, como um manual, literalmente na palma da mão, ao alcance de um toque.

Empresas de saúde e segurança do trabalho tem apostado em aplicativos com gameficação para substituir os tradicionais treinamentos. Esse método, que foi inspirado na competitividade do mundo dos games, convida o funcionário a interagir e ser parte atuante no seu processo de aprendizado. Ao invés de apenas ouvir um especialista na área, ele responde a quizzes, ouve podcasts, participa de chats para tirar as dúvidas – tudo onde e quando quiser, pelo próprio smartphone. Além disso, tanto a empresa quanto o profissional conseguem acompanhar o quanto daquele conteúdo realmente foi absorvido, por meio de rankings que classificam a participação e o resultado dos questionários. É hora de dizer adeus aos treinamentos longos e cansativos em que mal se lembrava do nome do palestrante!

No caso da prevenção contra incêndios, aplicativos com gameficação são excelentes para simular situações e fazer o usuário pensar em como agiria diante do perigo. Assim como nos treinamentos presenciais, a ferramenta deve prezar pela informação correta e de fácil assimilação. Trabalhando em parceria com empresas de segurança, é possível desenvolver experiências bem próximas à realidade, ainda mais se utilizarmos de tecnologia de Realidade Virtual. O perigo eminente, mesmo que simulado, coloca o usuário em contato com tudo que ele sabe sobre o assunto, desperta possíveis dúvidas e incentiva a ação diante do conflito. Eventualmente, em uma situação real, ela saberá reagir da maneira mais adequada porque de fato aprendeu, não apenas decorou.

Nos edifícios e condomínios, apesar da obrigatoriedade de realizar ações de abandono em casos de incêndios, ainda há bastante desinformação e dúvidas sobre como agir nessas situações. Por exemplo: se um apartamento começa a pegar fogo, o que se deve fazer? E se há vazamento de gás? Mais uma vez, a gameficação oferece seus benefícios, com conteúdo complementar aos treinamentos práticos. Com o aplicativo ProAtiva, é possível criar um grupo do prédio e selecionar exercícios e tópicos importantes para a segurança dos condôminos. O mesmo vale para escolas, faculdades e empresas.

A tecnologia só tem a agregar quando se fala em prevenção de incêndios e procedimentos de segurança, de modo geral. É preciso continuar desenvolvendo soluções para facilitar o acesso e a compreensão da informação, pois de nada adianta um conteúdo que não foi de fato absorvido. Abordando um tema tão importante de um jeito simplificado, interativo e divertido, é possível salvar vidas!

Wanderson Leite é formado em administração de empresas pelo Mackenzie e fundador das empresas ProAtiva, app de treinamentos corporativos digitais, ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas e escolas; e Prospecta Obras, plataforma de relacionamento do segmento de construção civil.

Sobre a ProAtiva:
A ProAtiva é um aplicativo que simplifica o treinamento das equipes por meio de conteúdo personalizado, podcasts, ranking de pontuação e até meditação. O aplicativo é ideal para capacitar equipes de vendas e atendimento de forma personalizada, ágil e online, gerando atratividade e engajamento. O produto é perfeito para pequenas, médias e grandes redes de varejo ou franquias, que tem o desafio extra da distância geográfica entre os colaboradores. ProAtiva está disponível para Android e IOS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto