Logo
Imprimir esta página

Não tenha medo do Leão! Aproveite para organizar as finanças

Não tenha medo do Leão! Aproveite para organizar as finanças

Declaração do IR é oportunidade para avaliar o patrimônio e melhorar as estratégias de despesas e investimentos

O prazo para a realização da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda, que normalmente acontece entre o início de março e o final de abril, está próximo de ser anunciado pela Receita Federal. O compromisso de prestação de contas com o Fisco muitas vezes é motivo de temor por parte do contribuinte, seja por dúvidas relacionadas ao processo ou mesmo por preguiça de ter de reunir tantos documentos e comprovantes recebidos ao longo do ano.

O momento, porém, mais do que uma obrigatoriedade fiscal, deve ser encarado como uma oportunidade de entender e avaliar os bens e o comportamento financeiro, sugere o contador João Altair Caetano dos Santos, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “O contribuinte não precisa ter medo do Leão. Tem que saber adestrá-lo e como conviver com ele”, diz.

Para Santos, é a hora de o contribuinte avaliar a evolução de seus bens. “A declaração não serve apenas para fins tributários, mas é uma informação patrimonial. O contribuinte tem a possibilidade de ver a evolução nos últimos anos, se está decaindo ou aumentando, e onde pode estar errando”, comenta. Segundo o contador, é possível ainda modificar o comportamento financeiro e rever estratégias de despesas e investimentos.

Ao fazer a declaração, observa Santos, é importante observar os benefícios fiscais oferecidos pela legislação, ou seja, exigir notas fiscais quando da contratação de serviços dedutíveis de IR como médicos e escolas, por exemplo. “Quando se exige nota, se exercita a cidadania, e o prestador de serviços ou fornecedor de mercadoria vai pagar seus tributos devidos. Isso contribui para o país e com a própria sociedade em benefício dos tributos que retornam em forma de serviços para a população”.

Santos recomenda ainda avaliar algumas linhas de investimentos. “Um deles é em PGBL, por exemplo, que é onde se tem a possibilidade de abater até 12% da receita bruta tributável no IR, um benefício tributário. O período do IR é sempre uma oportunidade de fazer um balanço para o ano e melhorar para a próxima declaração”.

Tire proveito do prazo estipulado

É histórico do brasileiro o ato de lotar os escritórios de contabilidade às vésperas do final do prazo de entrega da declaração de IR. Em 2019, segundo dados divulgados pela Receita Federal, 6,6 milhões das cerca de 30 milhões de declarações aguardadas ainda não haviam sido enviadas a apenas um dia da data limite – o equivalente a 21% dos contribuintes. Deixar para a última hora muitas vezes resulta em uma declaração feita de forma não segura, alerta Santos.

“A pressa é inimiga da perfeição e pode ocasionar na falta de informações importantes ou serem inseridos dados incorretos, que podem prejudicar o resultado final e, inclusive, gerar problemas sérios com o Leão em termos de malha fina, autuações ou notificações de lançamentos complementares”.

O cidadão em condições obrigatórias de declaração do IR que não realizar o informe à Receita Federal poderá cair na malha fina, além de ter o CPF bloqueado, impedido de emitir certidão negativa e sujeito a multa, que vai de R$ 165 a 20% do imposto devido.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto