Logo
Imprimir esta página

O protagonismo do ERP em uma cultura de Compliance

pixabay pixabay

Na missão de adotar uma política interna em harmonia com as normas vigentes, soluções tecnológicas surgem como alternativas eficazes

*Por Mauro Inagaki

Não é por acaso que os conceitos propostos pela ideia de Compliance têm habitado cada vez mais o cotidiano das organizações. Com a transformação digital em crescimento gradual e a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fica evidente a necessidade de se preparar para as novas obrigações fiscais. Nesse cenário, algumas medidas práticas tornam-se determinantes, e a tecnologia, mais uma vez, chega para auxiliar os profissionais rumo ao aprimoramento operacional.

Reconhecido por um cenário fiscal extremamente caótico e dinâmico, o Brasil conta com atualizações legais constantes, nas esferas municipais, estaduais e federais. Lidar com essa grande quantidade de informações corporativas reflete diretamente para a saúde interna de qualquer negócio, afinal, qualquer resquício de falha ou descumprimento legal implica em punições e/ou multas de dimensões arrasadoras.

Para estabelecer uma relação direta entre a implementação do Compliance e o uso de um ERP, preparei um artigo completo sobre o tema! Acompanhe!

Benefícios práticos e o impacto do ERP

O Compliance pressupõe o comprometimento geral de uma empresa em cumprir prazos estabelecidos e estar em conformidade com a legislação. Os meios para que se atinja esse estágio de segurança informacional passa pelo véu de um ERP de qualidade, capaz de abraçar os setores internos e incentivar uma maior produtividade. Vamos às contribuições:

· O sistema de gestão empresarial atua na integração, cruzamento e consolidação dos dados, facilitando sua análise e redirecionando sua utilidade de forma adequada;

· Automatização é palavra-chave! Documentos fiscais são recebidos automaticamente, minimizando a possibilidade de erros de digitação e retrabalhos;

· Em harmonia com a LGPD. As regras fiscais são atualizadas recorrentemente pela ferramenta;

· Redução de custos e foco no que realmente importa. Com a máquina cuidando de procedimentos exaustivos e numerosos, os profissionais poderão direcionar suas atenções para pontos de atenção estratégicos que requerem um olhar subjetivo.

Ideal para empresas de todos os tamanhos

A busca por uma cultura orientada pelo Compliance deve ser compartilhada por empresas de pequeno, médio e grande porte. Isso também se aplica à adoção do ERP! Para ilustrar o entendimento do mercado quanto ao assunto, uma pesquisa recente realizada pelo Capterra indicou que cerca de 44% das pequenas empresas nacionais possuem uma ferramenta de sistema de gestão. A tendência é que esse número cresça em 2020.

Mudar a mentalidade empresarial é o primeiro passo para projetar um futuro seguro e claro, satisfatório em termos de obtenção de resultados. Mais do que uma implementação tecnológica, a aplicação prática de um ERP transforma as perspectivas mercadológicas das empresas, deixando-as em sólida correspondência aos anseios do público consumidor.

Ignorar as consequências causadas pela transformação digital é flertar com um ostracismo profissional desnecessário. Você sente que sua empresa está aproveitando as contribuições do Compliance e a assertividade conquistada pelo uso do ERP? Participe dessa reflexão e ajude sua marca a atingir um novo patamar.

*Mauro Inagaki é CEO na b2finance. Presente no mercado há mais de 22 anos, a empresa faz parte do canal SAP e apresenta vasta experiência em Outsourcing, promovendo serviços Contábeis, Financeiros, Fiscais, Folha de Pagamento e Tecnologia da Informação. Com experiência em Processos de Auditoria, Controles Internos, Advisory, Due Dilligence, Planejamento Tributário, Compliance, Implantação de ERP e Soluções de IT, aplica em todas as suas operações tecnologia de ponta e compliance. A b2finance apresenta-se ao mercado com a proposta de ser uma extensão de seus clientes, buscando alternativas para os negócios empresariais com uma visão simples e objetiva para que seus clientes possam se dedicar exclusivamente aos negócios. Atualmente possui escritórios em São Paulo (Barra Funda, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto), Rio de Janeiro e Curitiba. Veja mais em: http://b2finance.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto