Logo
Imprimir esta página

Offshore: O Mercado de Trabalho do Futuro

Offshore: O Mercado de Trabalho do Futuro

Marcia Sasdelli

Saiba porque o mercado offshore deve ser visto como uma aposta para profissionais que desejam adquirir um perfil diferenciado no mercado de trabalho

Muito se ouve falar de jovens que querem ganhar dinheiro e saem para trabalhar em navios como tripulantes. Esta é uma das profissões do setor Offshore. Porém, o que muitos não sabem é que este é um setor promissor para profissionais de todos os níveis: desde aqueles sem uma formação completa superior até os considerados mais gabaritados.

Quando se fala em indústria offshore observa-se uma grande diversificação que ultrapassa o já conhecido setor de petróleo e gás e atinge a energia eólica, ampliação de cabeamento para internet dentre outras. O setor, abrange desde empresas que operam plataformas de perfuração, de extração, embarcações de apoio para transporte entre as plataformas e o continente, empresas de reparos submarinos, empresas de inspeção submarina, segurança, construção naval (estaleiros), etc.

No Brasil, Macaé, no Rio de Janeiro é considerado o polo da indústria de óleo e gás. Houve um declínio nesta área, mas há 2 anos o setor já está se recuperando e, hoje pode-se dizer que o futuro está promissor para esta área.

Pode ser considerado profissional offshore tanto quem trabalha embarcado em plataforma, navios de apoio, quanto quem trabalha em terra nas divisões de suporte, ou mesmo voando, pois há uma alta dependência de helicópteros nesta indústria.

Uma questão é certa: ser profissional offshore já exige um nível mais especializado do que os demais. Isto porque existe, no mínimo, a obrigatoriedade de fluência no idioma inglês, além de familiaridade com tecnologia, nem que seja em nível básico.

Além deste skill básico, os profissionais interessados em se candidatar para o setor offshore devem ter flexibilidade, principalmente quando trabalhar embarcado, porque fica sujeito a variações de clima, geológica, além de precisar lidar com imprevistos relacionados à segurança, ao ambiente marinho dentre outros.

Outro perfil importante para o profissional offshore é a organização, disciplina, saber lidar bem com regras e aprendizado rápido. Pró atividade e decisão rápida também contam muito nesse setor e muitas vezes, dependendo da função, a decisão pode girar entre perder milhões para salvar uma vida. Outro skill importante é o equilíbrio emocional porque deve lidar em ficar longe da família.

Porém, os requisitos variam de acordo com as funções porque os profissionais podem ser generalistas, com menor nível de especialização ou extremamente específicos como é o caso de engenheiros, pilotos, soldador, mergulhador, geólogos, mecânicos, médicos etc. Outro ponto interessante é que a mesma função pode ter focos diferentes. Mas uma coisa é certa: em linhas gerais, o profissional brasileiro tem um dos requisitos mais importante que é a flexibilidade.

A tecnologia de ponta está cada vez mais utilizada no setor, e por isso há exigência de profissionais familiarizados com a nova tecnologia como drones e inteligência artificial. Este requisito tem proporcionado o aumento de conhecimento profissional e tecnológico dos profissionais desta indústria.

Enfim, o setor offshore está em expansão, em geral possui benefícios e salários melhores do que os demais setores, além de oferecer a chance de atualização profissional em nível global. Vale a pena conferir!

Marcia Sasdelli, da Sasdelli Consultoria, é profissional especializada em Desenvolvimento de Carreira e Liderança, Gestão de Pessoas e de Projetos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto