Logo
Imprimir esta página

Tecnologia em recursos humanos: 7 ferramentas e como aplicar

Marcelo Furtado_ Foto de Dayane Figueiredo Marcelo Furtado_ Foto de Dayane Figueiredo

Por Marcelo Furtado, fundador e CEO da Convenia

Há tempos que a tecnologia em recursos humanos permitem a profissionais do setor maior acesso a dados e recursos para melhorar planos e estratégias. Além disso, ferramentas disponibilizadas ao longo dos últimos anos, auxiliam no monitoramento da atuação de funcionários, possibilitando um reconhecimento adequado de performances e a elaboração de planos cada vez mais eficazes na captação de talentos.

Constantemente, a tecnologia em recursos humanos oferece oportunidades para que empresas e profissionais reavaliem o desenvolvimento de seus processo, algo capaz de organizar e otimizar tarefas, além de permitir mais agilidade e precisão nas funções do setor de RH, essas ferramentas ainda podem influenciar na percepção de performances de colaboradores.

Tecnologia em recursos humanos: Principais ferramentas

Assim como em qualquer outra área, o setor de recursos humanos conta com eventos para discutir o seu futuro, assim como as tendências de tecnologia que vão facilitar suas tarefas.

A tecnologia em recursos humanos, é hoje um facilitador para que o setor de RH seja capaz de seguir estratégias específicas e garantir o crescimento da empresa.

As principais ferramentas de tecnologia utilizadas em recursos humanos são: utilização de nuvens, gamificação de atividades, integração de mídias sociais, virtualização e globalização, rotinas padronizadas de RH, inteligência artificial e o Big Data Analytics. Entenda como essas 7 ferramentas funcionam:

1. Utilização de nuvens

Hoje, o RH lida com dados sigilosos e que refletem a competitividade de toda a empresa, como por exemplo as bonificações dos profissionais talentosos e o orçamento total do RH.

Um dos locais mais práticos e seguros para arquivar essas informações é a nuvem. Quando feito da maneira correta, o armazenamento de informações nas nuvens da web (clouds) pode ser ainda mais seguro que outros tipos de provedores, como o pessoal.

A tendência é que, para os próximos anos, essa segurança ganhe reforços. Novos mecanismos de engenharia permitem tornar o acesso mais ágil, acertado e confiável para os gestores.

2. Gamificação de atividades

Esse tipo de tecnologia que mistura o uso de games para atividades diferentes, como a seleção de funcionários, segue em alta e deve ser cada vez mais presente no mercado.

A tecnologia permite que diversas etapas sejam gamificadas. O treinamento do time é um bom exemplo. Ainda é possível falar de processos de integração de novos talentos e campanhas de endomarketing. Por isso, o uso de tecnologias e técnicas de games ainda vai crescer bastante.

3. Integração de mídias sociais

O uso das mídias de maneira integrada pode ajudar bastante no dia a dia das organizações, otimizando a colaboração interna e externa de parceiros.

As mídias sociais podem ajudar, por exemplo, a fortalecer a comunicação interna e manter o time mais bem alinhado. Elas também podem servir de base para o recrutamento de talentos ou para a comunicação com os candidatos promissores.

Não por acaso, muitas redes sociais corporativas - com foco específico nas empresas, como o Workplace do Facebook - estão ganhando força dentro das empresas.

4. Virtualização e globalização

Tais fatores estão modificando completamente o ambiente empresarial, possibilitando o trabalho de colaboradores em locais remotos e expandindo a atuação de funcionários.

Hoje, já não é muito difícil falar em trabalho remoto, equipes multiculturais ou até globais. Muitas empresas, mesmo as pequenas, permitem que seus profissionais atuem de qualquer lugar, como em home office. Nos próximos anos, a expectativa é que essa realidade cresça

5. Rotinas padronizadas de RH

Unidos pela tecnologia, cada vez mais profissionais da área de RH poderão determinar terminologias, métricas, sistemas e técnicas de coleta de dados em todo o mundo.

Métricas como o Turnover ou Return On Investment (ROI) já são monitoradas por boa parte das empresas com RH estratégico. O método de levantamento é o mesmo e, por vezes, o mais comum é contar com tecnologias de automação, o que resulta em mais padronização.

Essa padronização permite que o RH das empresas brasileiras projetem seus dados a nível global e possam fazer o benchmarking de outros mercados, como da China ou EUA.

6. Inteligência Artificial

Não é de hoje que se fala em inteligência artificial (IA). Os softwares estão muito perspicazes e são capazes de realizar grandes feitos, com agilidade e acerto fora do lugar-comum.

Dentro do RH, já existem tecnologias capazes de tirar dúvidas dos candidatos, reconhecer emoções por meio de entrevistas em vídeo, automatizar a triagem de currículos com base em competências previamente definidas, tudo isso sem qualquer interferência humana.

Não por acaso, dados da Deloitte mostram que um terço das equipes de RH já contam com algum tipo de IA. A tendência é que nos próximos anos esse número seja muito maior.

7. Big Data Analytics

Por fim, é possível falar da democratização dos grandes volumes de dados (Big Data). Existem muitas informações que podem ajudar a construir um RH mais estratégico e acertado.

Nos próximos anos, tecnologias de Big Data permitirão que os gestores façam a mineração de dados, extraiam informações importantes e aprendam para agir de maneira competitiva. Esses dados podem estar dentro ou fora da empresa, desde que contem com veracidade e volume.

Tecnologia em recursos humanos será cada vez mais importante

A utilização de tecnologias em recursos humanos que agrupam em um único lugar as informações de departamentos e funcionários são cada vez mais importantes dentro das empresas, uma vez que o acesso a dados detalhados sobre funcionários e colaboradores são uma ferramenta valiosa para a elaboração de estratégias com diferentes objetivos.

Como você pode observar, são muitas as tendências de tecnologia no RH. Da maior segurança das informações em nuvem até o acesso a um grande volume de dados. Para aproveitá-las, porém, é preciso que o gestor de RH faça da inovação uma verdadeira filosofia de trabalho.

SOBRE A CONVENIA

Fundada em 2012 pelos sócios Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli, a Convenia é uma HRTech, com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. O objetivo é trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, economizando tempo das empresas com rotinas operacionais e destinando-o para as pessoas. Atualmente, os produtos abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde se pode gerir todos os funcionários em um sistema em nuvem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto