Logo
Imprimir esta página

Digitalização do acervo acadêmico: conheça as principais vantagens

Carlos Alberto Access Carlos Alberto Access

Por Carlos Alberto Ferraiuolo Jr., diretor de tecnologia e produtos da Access

Está acabando o prazo para as Instituições de Ensino Superior (IES) se adequarem às novas regras para gestão documental no setor da educação determinadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que regulam a digitalização, preservação e guarda de todo o seu acervo acadêmico. A Portaria 315 do MEC tem previsão para entrar em vigor para abril de 2020.

E esse acervo acadêmico não é pequeno. Inclui desde a inscrição no processo seletivo até a formatura, as IES são responsáveis pelo registro e conservação de todos os documentos que fazem parte da vida acadêmica do aluno – matrículas, provas, atestados, pesquisas, diplomas, histórico escolar, histórico financeiro, entre outras informações que devem ser inseridas na solução de gestão documental no setor da educação.

O desafio é grande, mas as vantagens da digitalização do acervo acadêmico são inúmeras. Para começar, temos o aumento da produtividade. Um funcionário da secretaria, por exemplo, leva cerca de 12 minutos para encontrar um documento em papel. Com a digitalização e implantação de um sistema de gestão documental, um arquivo pode ser encontrado em segundos. Além disso, temos a redução de custos com o fim das incontáveis impressões, manutenção de equipamentos, compra de insumos e do espaço ocupado por pilhas de arquivos.

Colaboração e segurança

Quando pensamos na digitalização do acervo acadêmico, certamente dois tópicos vêm logo à mente: certo, vamos poder compartilhar mais facilmente as informações, mas, ao mesmo tempo, como vamos garantir a segurança digital dessas informações?

Os dois tópicos estão interligados. Com a implementação de um sistema de gestão documental, todos os documentos são digitalizados, indexados e são perfeitamente rastreáveis. O acesso, seja via sistema ou web, é fácil, mas pode seguir rígidas regras de segurança, com senhas e permissões. Assim, só a pessoa autorizada terá acesso a determinado documento, inclusive especificando se tem permissão só para leitura ou pode fazer alterações ou compartilhar.

E também temos o problema da deterioração do próprio papel, já que certamente a sua instituição de ensino não deve contar com um arquivo como o de um museu, especialmente desenvolvido para preservar documentos históricos.

E, finalmente, temos a questão da continuidade do negócio. Infelizmente, nenhuma instalação está imune a desastres naturais. Com a digitalização do acervo acadêmico, todos os documentos estarão armazenados na nuvem em formato digital, e podem ser imediatamente enviados para o sistema local ou acessados via portal. E os arquivos físicos podem estar armazenados em salas cofre, com total segurança.

Não encare a obrigatoriedade da digitalização do acervo acadêmico como um problema, e sim como uma oportunidade de embarcar na jornada da transformação digital e aumentar a produtividade, reduzir custos, ganhar competitividade, atender as demandas de alunos altamente conectados e familiarizados com o uso de apps e, também, ser mais sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto