Brasil, 16 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

SINCOR-PR entrega a Corretores de Londrina 1.º Manual de Boas Práticas para Corretores de Seguros

José Antonio de Castro José Antonio de Castro

O SINCOR-PR entregou aos Corretores de Seguros de Londrina, na semana passada, durante a realização do 8.º ECOS, o 1.º Manual de Boas Práticas para Corretores de Seguros. Os profissionais de Curitiba também já receberam um exemplar, distribuído durante o 7.º Simpósio, em maio.

De acordo com o presidente José Antonio de Castro, o objetivo da publicação é o de auxiliar os Corretores, nas suas atividades do dia a dia. A proposta do manual, com 65 páginas – e que em breve estará na internet também – é fazer um passo-a-passo para ser seguido dentro das corretoras.

O conteúdo, produzido a seis mãos – pelo presidente José Antonio de Castro, pelo consultor Maurício Tadeu Barros Morais e pelo assessor jurídico do SINCOR-PR, Antonio Carlos Cordeiro – é resultado da identificação de necessidades dos Corretores de Seguros de diversos eventos realizados pelo Sindicato, nos últimos anos.

Capa do Manual de Boas Práticas.

O manual dispõe de ferramentas que podem ser utilizadas pelos Corretores de Seguros e seus colaboradores. Dentre os principais tópicos, estão desde a identificação do plano de negócios da corretora, até fluxo operacionais, prospecção, orçamentos, elaboração de proposta, entrega de apólices, comissões, contratos, renovações, além de modelos de documentos, como avisos de vencimento, pedido de cobertura e endosso, dentre outros. Ao final, o manual traz a composição de sua atual diretoria e uma relação de endereços do SINCOR-PR em todo o estado.

A proposta de produzir um manual com essas orientações é a de que seja uma ferramenta de fácil utilização. Hoje, segundo o presidente, as corretoras absorveram muitos serviços que antes eram exclusivos das seguradoras e, então, foi necessário pensar em algum tipo de ferramenta que pudesse ajudá-los no dia a dia. "Muitas responsabilidades foram transferidas e o ambiente do passado não retornará mais. É preciso, então, vencer essa fase e nos profissionalizar cada dia mais".

De acordo com o presidente, a diretoria do SINCOR-PR decidiu elaborar o manual com a finalidade de auxiliar em práticas e condutas, assessorando toda a categoria em seu desenvolvimento profissional. "Esta é uma edição inicial, que não promete esgotar e expressar toda a realidade do Corretor de Seguros, mas objetiva iniciar o processo e levar apoio ao profissional".

O presidente destaca ainda que o desejo da diretoria é o de apoiar o crescimento do Corretor de Seguros e fortalecer a sua atividade, por meio de um trabalho baseado em métodos e processos devidamente organizados e que resultem numa melhoria da gestão.

Na avaliação do consultor Maurício Tadeu Barros Morais, o manual é um marco histórico. "O manual tem como mote a reformulação de conceitos e práticas relacionadas à gestão de processos, à gestão tecnológica e estratégica dos Corretores de Seguros, em um ambiente cada vez mais intenso, de evolução e mudanças, com elevado nível de exigência de consumidores e alta competitividade no mercado".

O assessor jurídico Antonio Carlos Cordeiro destaca que, com o avanço da tecnologia, e principalmente das modernas ferramentas de comunicação, a corretagem de seguros ficou mais dinâmica, o que tem alavancado as intermediações dos contratos de seguros. "Com isso o Corretor ficou mais exposto a riscos e de responder civilmente por erros ou defeitos na prestação de serviços", destaca. Cordeiro ressalta que o objetivo do manual não é o de ensinar o ofício da corretagem, mas alertar o profissional para a utilização de formas de atuação mais seguras.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::