Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Psicólogo do esporte: intervenção do profissional tem limite

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fenanda Beatriz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Psicólogo do esporte: intervenção do profissional tem limite

Fazer com que o atleta crie expectativas com promessas de resultados pode desmotivar e gerar frustrações

O papel do psicólogo no esporte e sua importância no desempenho de times e profissionais já foi reconhecido e muito discutido no cenário esportivo. Mas até que ponto esse especialista pode auxiliar nos resultados? O que ele pode ou não fazer por um atleta ou equipe? Orientar na busca pelo autoconhecimento, bem-estar e no entendimento dos limites é o papel do psicólogo do esporte que auxilia o atleta de alta performance a respeitar o seu próprio tempo. Mas, gerar falsas expectativas acaba se tornando um erro recorrente em muitos atendimentos quando o assunto é conquistas de resultados.

“O psicólogo, muitas vezes, acaba criando uma expectativa que não deve. Ele não pode afirmar, por exemplo, que vai levar um atleta ou um time para a final de campeonato porque um resultado assim não depende somente dele, depende do jogador e de toda a equipe, além dos adversários e de questões técnicas”, diz Bruno Vieira, psicólogo do esporte especializado em Psicologia e Desempenho Esportivo pelo FC Barcelona.

Bruno Vieira explica que, diferentemente do trabalho de um coach -- responsável por motivar a prática de um hábito ou comportamento para alcançar metas e objetivos pessoais e profissionais -- o psicólogo do esporte, por meio de métodos científicos, estuda o comportamento humano e seus processos mentais e emocionais. “A nossa função é fazer com que o jogador enxergue o caminho para saber lidar com tal emergência, deixando claro que, mesmo com obrigações e cobranças, podemos, juntos, tornar todas estas situações mais amenas, mais tranquilas”, afirma.

Mesmo o psicólogo auxiliando a superar ou gerenciar problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão, entre tantos outros de ordem psíquica, seu trabalho não deve exceder alguns limites. “Quem promete resultados em um determinado tempo vai desmotivar o esportista ao invés de motivar. Não se pode gerar falsas expectativas como a garantia de resultados. As falhas esportivas têm um peso muito grande no insucesso. Isso é um trabalho contínuo, uma busca eterna em prol da melhoria física e mental”, diz Bruno Viera.

Para o profissional especializado pelo FC Barcelona, há quatro aspectos que todo psicólogo do esporte deve saber sobre o atleta: se ele pode aprender, se quer aprender, se sabe aprender e se sabe competir. “O meu limite chega no limite do jogador. Eu posso ir até onde o meu cliente me permitir. É preciso respeitar o próximo e o tempo de assimilação para colocar qualquer mudança em prática. Psicólogo não promete, ele promove suporte psicológico para que o atleta encontre seu próprio caminho e a solução que melhor se adapte ao seu caso”, finaliza Bruno Vieira.

Sobre o Bruno Vieira

Formado em Psicologia pela Universidade São Marcos, Bruno Vieira se especializou em Psicologia e Desempenho Esportivo pelo FC Barcelona, curso focado 100% no atendimento a atletas de alto rendimento, e vem trabalhando de forma individual, auxiliando a melhorar a performance de esportistas e artistas, balanceando vitórias e derrotas, fama e sucesso ao focar na melhora da capacidade emocional e, por consequência, na estrutura física dos atletas. Pois ter uma carreira equilibrada exige amparo quanto as questões familiares e também àquelas ligadas a vida profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar