Brasil,

Robôs irão guiar os RH's?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliane Tanaka
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Luiz Alexandre Castanha, diretor da Telefônica Educação Digital - Brasil Luiz Alexandre Castanha, diretor da Telefônica Educação Digital - Brasil

Quando o assunto é treinamento corporativo, desafio é uma palavra comum. Problemas como falta de alinhamento com a estratégia da empresa, não dar continuidade aos conteúdos aprendidos e falta de interesse dos participantes são bem comuns. Outra questão importante é: será que os colaboradores estão aprendendo o que realmente precisam?

No caso de capacitações sob demanda uma regra geral é que as decisões sobre os temas a serem abordados vêm da diretoria da área impactada em conjunto com o RH. O conteúdo é então encapsulado e passado aos interessados.

Vamos tomar como exemplo o setor de atendimento. Um dos principais gargalos e motivos para cursos é o aumento da qualidade em cada contato com o cliente ou prospect.

As empresas investem muito buscando a excelência. O problema é que, na maioria das vezes, os conteúdos são empíricos e baseados no achismo ou em uma visão míope dos erros cometidos. E quando pesquisas de satisfação são realizadas com o consumidor, o quadro apurado é diferente da realidade.

O resultado é um beco sem saída, com treinamentos engessados que fazem tudo, menos ensinar e motivar quem os assiste. Fico feliz em contar a vocês que novas tecnologias, mais uma vez, chegam para inovar na área de educação corporativa. Uma ferramenta é capaz de olhar redes sociais e sites de reclamação e capturar as opiniões dos clientes sobre uma determinada marca.

E como isso é possível? Robôs são programados para procurar reclamações. E quanto mais eles trabalham, melhores são os resultados - é o machine learning atuando a favor do setor de RH.

Ações como monitorar ligações para descobrir onde os atendentes erram e perguntar ao cliente se o atendimento foi satisfatório ainda terão o seu valor. Mas o novo recurso vai a fundo e desmascara a realidade nua e crua.

A utilização de robôs permite algo inédito até agora: ter uma visão instantânea do que acontece no setor, o que no modelo tradicional poderia levar semanas. O que, com certeza, será fundamental para quem quer oferecer o melhor no quesito atendimento.

Quer opiniões mais sinceras e contundentes do que os textões escritos no Facebook e os desabafos no Reclame Aqui? E quem nunca xingou muito no Twitter ou em qualquer outra rede social que atire a primeira pedra!

Imagine o que esse volume absurdo de dados é capaz de fazer. A empresa terá um verdadeiro raio-x não apenas da percepção da marca pelo consumidor, mas também de que maneira o atendimento se comportou, onde errou.

E essas falhas vão gerar insights valiosos. São um diamante bruto pronto a ser lapidado e transformado em capacitações que têm o potencial de serem muito mais efetivas do que as usadas atualmente.

Os robôs são realmente o futuro no RH… E vão ajudar até a treinar melhor. Afinal de contas, quem não está atrás dos melhores insights? Esta tecnologia é o caminho mais efetivo para chegar até eles!

*Luiz Alexandre Castanha é especialista em Gestão de Conhecimento e Tecnologias Educacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar