Logo
Imprimir esta página

5 dicas para manter sua equipe motivada

Karina Pólido - Divulgação Karina Pólido - Divulgação

Especialista dá dicas de como fazer sua equipe produzir em alto nível e permanecer motivada

Os brasileiros estão entre os profissionais mais desmotivados de acordo com pesquisa realizada pela Consultoria McKinsey. Um dos maiores desafios enfrentados pelos líderes é manter sua equipe motivada. Para isso, muito deles buscam recursos para aprimorar sua forma de liderança e sua relação com os funcionários.

Com esse problema reconhecido, especialistas na área corporativa entram em jogo. Karina Pólido, treinadora e palestrante, especialista em produtividade e comportamento na área corporativa e criadora do treinamento Fórmula da Transformação, comenta em cinco etapas de como fazer para manter sua equipe sempre motivada.

Esteja motivado

Um bom líder, em momento algum pode transmitir desmotivação. Como um fator de influência dentro de sua equipe, muitas vezes o ritmo do ambiente pode ser ditado diretamente por quem o lidera. Logo, se quem coordena está apático e aparenta desmotivação, involuntariamente contagiará seus liderados. Esse tipo de postura segue uma linha de raciocínio ligada ao exemplo. Uma das formas mais efetivas de provocar no funcionário uma atitude desejada, é possui-la como próprio hábito. Um líder que age de acordo com o que prega, adquire mais credibilidade perante o seu setor.

Aprenda a usar sugestões

Respeite o processo de criação do seu funcionário. Lembre-se que foram gastos tempo e esforço para realização da atividade solicitada. Na hora de fazer a devolutiva e passar as alterações é necessário muito cautela para que suas palavras não desmotivem esse integrante da equipe. Isso pode ser realizado de diversas formas, porém, o segredo está em fazer com que a pessoa se sinta parte dessa decisão, ou seja, fazendo uma sugestão. Coloque sua alteração na mesa e peça a opinião de quem está incluso naquele trabalho e permita que a decisão fique em partes também na mão dela. Isso pode ser essencial para evitar aquele mal-estar que acontece quando alguém se sente irrelevante no projeto, evitando assim a desmotivação. Saiba gerir as emoções da sua equipe, você os conhece melhor do que ninguém.

Entenda como as pessoas funcionam

Cada profissional tem um tipo de gatilho e o líder tem que ter essa percepção muito clara. Há alguns exercícios que facilitam a participação efetiva de cada integrante da equipe. A regra é fazer com que se sintam participantes dela. Nada de cada um por si. Os resultados são da equipe e para a equipe. Não dispense opiniões, promova discussões e faça-os entender todos os pontos de cada ação ou case. Provoque-os, ouça e auxilie em momentos de dificuldade. Seja de natureza pessoal – com ressalvas – ou profissional. O resultado de todo esse processo, será um cuidado singular com cada integrante do grupo, te tornando um líder capaz de gerir, se relacionar e que é parte da equipe.

Saiba treinar antes de delegar

O processo de montagem de uma equipe não é uma tarefa tão simples. Além de longo, exige tempo, paciência e capacidade para ensinar. A partir do momento que você se torna líder de algo, será o responsável por encabeçar boa parte das ideias iniciais da equipe e será o principal formador da identidade daquele grupo de pessoas. Após todo o processo inicial da definição de perfil, escolha dos integrantes e até algumas contratações, inicia-se uma etapa ainda mais estratégica: escolher as peças-chaves que já estão mais ambientadas e alinhadas com o clima organizacional e estratégico da sua empresa para treiná-los. O objetivo é torná-los multiplicadores para o grupo e te ajudarão na hora de delegar funções importantes.

Atualize-se

Estamos no auge de uma geração em constantes mudanças. É necessário estar sempre atualizado com as novas tendências profissionais e de comportamento dentro do ambiente corporativo. Cursos, treinamentos e palestras são sempre bem-vindos para sua reciclagem periódica. Naturalmente, nosso cérebro é condicionado a se acomodar com o passar do tempo. É aí que mora o perigo. O primeiro passo para cair o desempenho e rendimento de sua equipe é a zona de conforto. Em seu treinamento, Karina Pólido ensina como é possível virar a chave e se manter produtivo.

Sobre Karina

Palestrante e Treinadora, Karina Pólido é a criadora de dois métodos revolucionários: o Fórmula da Transformação e o Fórmula da Realização. Especialista na área de comportamento e produtividade, combina praticidade e simplicidade sem maquiar a vida real. Seus métodos eficazes farão você mudar o status de vida! Independente da sua área de carência. Ao participar desses dois processos transformadores e realizadores você perceberá imediatamente seu grande potencial e será capaz de colocar em prática tudo aquilo que está parado.

Com Karina, você estará preparado para DESTRAVAR e ser um fator de TRANSFORMAÇÃO onde você estiver, seja qual for seu cargo, se tornando alguém REALIZADO profissionalmente, emocionalmente e financeiramente.

COMO?

Karina percebeu desde cedo o quanto as pessoas deixam de atingir grandes conquistas só porque não confiam em seu verdadeiro potencial.

Medo do novo, zona de conforto, falta de foco e muitas outras coisas são consequências da falta de autoconfiança.

É com este olhar que ela vai te conduzir para um caminho que ampliará sua consciência e assim descobrir que você é, sim, capaz de dar grandes saltos rumo a uma vida bem-sucedida.

“Eu tive a sorte de vivenciar vários casos de sucesso. Uma mulher que teve missões e desafios imensamente transformadores, absorvendo muitas responsabilidades e com eles grandes conquistas”

Karina sabe como fazer para você chegar lá!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto