Logo
Imprimir esta página

Visagismo: encontro entre as imagens pessoal e profissional

pixabay pixabay

A importância da imagem na vida dos seres humanos ganha cada vez mais importância e proporção. Nos últimos anos, ela passou a ser analisada de uma maneira mais profunda e detalhista. O visagismo - ciência que estuda e encontra, através de comprovações matemáticas e científicas, a imagem harmônica do indivíduo - contempla também a sinergia entre as imagens profissional e pessoal.

Somos apenas um, mas precisamos atender exigências das empresas onde trabalhamos sem esquecer de nós mesmos. A resposta está no visagismo – Robson Trindade

No mundo atual, todos conhecem a importância da imagem para a vida dos seres humanos. Apesar de sempre ter sido essencial, nas últimas décadas ela vem ganhando grandes proporções e passou a ser analisada de uma maneira mais profunda e detalhista. O visagismo - ciência que estuda e encontra, através de comprovações matemáticas e científicas, os caminhos para se chegar à imagem harmônica do indivíduo - contempla também a sinergia entre as imagens profissional e pessoal de cada um.

“Somos um só e precisamos atender às nossas necessidades ao mesmo tempo em que somos exigidos a transparecer uma certa imagem no desempenhar de atividades profissionais”, afirma o Mestre visagista Robson Trindade, que é o responsável por trazer o visagismo acadêmico para dentro das universidades brasileiras.

Segundo o profissional, para que isso seja possível, é essencial conhecer os valores da uma empresa e compreender aspectos físicos e emocionais dos indivíduos que ali trabalham como um todo. Somente assim encontramos um caminho possível para alinhar a imagem destes dois papéis.

Imagem pessoal

Robson explica que o visagismo é a ciência que estuda diversos espectros de um indivíduo para que, desta maneira, as compleições físicas sejam exploradas em consonância completa com questões emocionais menos aparentes, mas que não são menos importantes na hora de compor a imagem ideal e harmônica.

“O jeito de ser, a maneira como se compreende a vida e o mundo, as preferências declaradas e as mais ocultas. Tudo isso é estudado pelo visagismo para chegar às respostas que nos levam à imagem perfeita de cada um. Por exemplo, alguns aspectos como o modo de andar, a forma como se abre ou posiciona as mãos, o olho dominante são análises que fazemos e que nos ajudam nas respostas. Conhecer tudo isso é essencial no desempenho do papel de um profissional visagista”, ilustra Trindade.

Mas, ele reitera que o todo é essencial. Os aspectos físicos estudados pelo visagismo vão muito além do que se enxerga a olho nu. Por isso, segundo ele, é inegável que se trata de uma ciência e um trabalho extremamente exclusivo e totalmente individual, ou seja, só funciona para uma pessoa no mundo. “É tudo por e para você, somente”.

“Para saber sobre cores, cortes de cabelos que mais estarão de acordo com cada um, os acessórios mais indicados, o tipo de óculos, caso seja necessário, tudo isso é medido e calculado matematicamente através de medições e estudos. Em um processo de um atendimento de visagismo, fazemos, mais de 50 fotos de cada indivíduo e analisamos uma a uma para poder entender e encontrar o resultado esperado”, explica Robson.

Imagem profissional

E neste contexto também se leva em consideração a imagem profissional. Para que os dois lados estejam alinhados, é essencial conhecer as exigências e necessidades da empresa para encontrar as saídas que sejam agradáveis para ela, sem deixar de lado as preferências e estilo de cada indivíduo.

“Sim, isso acaba sendo uma continuidade de cada pessoa. O trabalho faz parte da nossa vida de uma maneira presente e intensa. Passamos mais tempo desempenhando nosso papel profissional do que o pessoal, muitas vezes, por isso é de grande importância que para atender o que uma empresa espera, estejamos satisfeitos pessoalmente. Somente desta forma teremos experiências duráveis e, me arrisco a dizer, mais frutíferas para os dois campos”, pontua Robson Trindade.

Ele conta que através de uma consultoria completa de visagismo e conhecendo os valores da empresa para a imagem que seus funcionários devem transparecer, ele consegue encontrar estilos e cores de roupas, acessórios, cabelos e maquiagem, entre outros pontos, que atendam as expectativas de todos os lados. “Todo mundo sai satisfeito e desempenha suas funções com mais satisfação”.

O encontro entre o profissional e pessoal

Por isso, Trindade afirma que o visagismo é o caminho mais eficaz, eficiente e certeiro para chegar ao encontro sinérgico entre as imagens pessoal e profissional de cada indivíduo. Para isso, é essencial conhecer as demandas solicitadas pela empresa e estudar e compreender a pessoa em seu universo mais amplo.

“A matemática é simples. Ao encontrar respostas que alinham o modo de vestir, maquiar, cortar os cabelos, escolher acessórios com os aspectos rasos, mas também os mais profundos de cada ser, damos a ela as armas certas para que possam entrar na luta de se olhar no espelho e sair ganhando todos os dias”, encerra Robson Trindade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto