Logo
Imprimir esta página

Mudança no perfil do consumo influencia o setor imobiliário e o varejo

pixabay pixabay

O novo consumidor, desejando novas experiências e qualidade de vida, leva o varejo e o setor imobiliário a repensarem suas estratégias de localização e de espaços físicos

As pessoas buscam viver experiências memoráveis. Isto é particularmente evidente na geração millennial, mas não é apenas ela: todas as gerações estão percebendo que experiências positivas durante seus momentos de consumo são tão valiosas quanto o ato da compra em si. Indo mais além nesse fluxo evolutivo do consumo, é interessante observar o conceito do omnichannel - a capacidade de unir com excelência todos os canais de comunicação e venda com o cliente - e como os setores imobiliário e varejista precisam estar em sinergia para atender a mais esta demanda do mercado. Ao contrário do que muitos pensam, mais da metade do público que compra online declara que uma loja física próxima de casa ou do trabalho é importante para a decisão de compra, enquanto 95% dos pesquisados de 21 a 38 anos de idade declara que visitas ao comércio físico que abra nas suas proximidades, aumentará também o número de visitas ao site da mesma marca (Fonte: ICSC).

O Omnichannel traz ainda facilidade do acesso a informações de produtos e serviços, disseminação de formatos inovadores de transações e velocidade de plataformas de comunicação digital, aculturando os consumidores à avidez por comodidade e imediatismo.

Na tentativa de atender a essas duas pressões, o mercado imobiliário adapta seus projetos para abrigar múltiplos usos, capazes de suprir grande parte das necessidades do consumidor: moradia, trabalho, diversão, compras, saúde, serviços e proximidade a modais de transportes públicos. 85% da geração millennial pesquisada declara preferir espaços de uso misto para morar e trabalhar. Na outra ponta, 80% dos desenvolvedores imobiliários dos Estados Unidos consideram iniciativas de projetos de uso misto. Outro dado aponta que 44% dos frequentadores de shoppings e centros comerciais querem ter acesso, ali, a outras experiências além do consumo (Fonte: ICSC).

Corroborando ainda ao conceito do empreendimento de uso misto, está o fato das incorporadoras apostarem na construção de apartamentos compactos em eixos adensados da grande metrópole: muitos dos lançamentos mostram unidades menores, com ambientes conjugados e mínimo espaço para acondicionamento de produtos. Isto faz com que os moradores não apenas aumentem a frequência de compras em menor escala, mas também fomentem outras formas do comércio, como a alimentação fora do lar e o delivery.

“Hoje em dia dificilmente alguém faz compras do mês: até as grandes redes de mercados tiveram que repensar o formato das lojas para se aproximarem do cliente, que busca compras pontuais, em maior frequência e próximas à moradia ou ao trabalho. A solução encontrada foi o mercado de proximidade ou de bairro. Nos últimos 4 anos, a disseminação dessas novas lojas atingiu a casa das centenas apenas na cidade de São Paulo, observando-se ainda novas marcas entrantes neste segmento todos os anos”, comenta Victor Hirata, da CBRE. Contudo, segundo ele, muitos empreendimentos prontos e em desenvolvimento carecem de estrutura própria para acomodação deste novo tipo de comércio. “É preciso buscar orientação e exemplos globais de melhores práticas em relação à definição e dimensionamento do produto imobiliário, comercialização efetiva, administração e avaliação de ativos e investimento em espaços como estes”

Por fim, segundo a ONU, a população mundial seguirá crescendo até 2050, chegando a 9 bilhões de pessoas. A concentração de população nas áreas urbanas nunca foi tão grande – e só tem a crescer. De acordo com dados da Ernst & Young, 54% das pessoas vive hoje em cidades, número que deve chegar a 70% em 2050. Somando-se a isso, a chamada “economia da experiência”, o impacto da tecnologia e o omnichannel, os setores imobiliário e varejista precisam se preparar com as corretas estratégias de expansão, sob o risco de não conseguirem atender a esse novo tipo de consumidor.

Sobre a CBRE Brasil

A CBRE é líder mundial em Commercial Real Estate Services. Presente no Brasil desde 1979, a empresa atua em todo o território nacional por meio de departamentos especializados, pensados para garantir atendimento único a todos os seus clientes. A companhia oferece uma ampla gama de serviços integrados, incluindo intermediação na venda e locação de imóveis comerciais, gerenciamento de facilities e de projetos, gestão predial, investimentos imobiliários, avaliações, consultorias estratégicas e serviços de desenvolvimento. No mundo, a CBRE possui mais de 90.000 funcionários e atende investidores e ocupantes de imóveis por meio de aproximadamente 480 escritórios. É uma companhia Fortune 500, figurando pelo sexto ano consecutivo na lista das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto