Logo
Imprimir esta página

Compra e venda de usados - bom para o consumidor, bom para as empresas

pixabay pixabay

* Por Luciana Almeida, diretora comercial da Mais Barato Store

A instabilidade econômica no Brasil, somada às altas taxas de desemprego, tem impulsionado o mercado de compra e venda de itens usados. Seis em cada 10 consumidores compraram algum produto de segunda mão nos últimos 12 meses, é o que aponta um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes de Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). 96% dos entrevistados, inclusive, se mostraram satisfeitos com suas compras.

A compra de usados sempre foi bastante praticada e bem vista no setor de carros, mas, ainda segundo o levantamento da CNDL, essa prática se estendeu, claramente, para vários outros setores. O estudo da CNDL que citei anteriormente mostra que, entre os produtos mais procurados, estão os livros e móveis (51%), automóveis (49%), celulares (49%), eletrônicos (46%) e eletrodomésticos (46%).

Além de ser uma forma mais consciente de consumo, já que prolonga a vida útil dos mais diversos objetos, esse mercado desperta o olhar dos consumidores por outro motivo: o complemento de renda. Objetos que não são mais usados podem ajudar a completar o total necessário para pagar despesas no início do ano, por exemplo, como IPVA e IPTU.

As empresas de olho no mercado de usados

Uma pesquisa do Ibope, encomendada pela OLX, indica que cerca de 70 milhões de brasileiros possuem itens sem uso em casa e 84% deles têm interesse em vendê-los. Ou seja, cada vez mais brasileiros negociam seus itens.

O famoso "boca a boca" ainda é uma das formas mais tradicionais para venda e compra entre as pessoas, mas, já existem outras maneiras de potencializar e monetizar esse mercado. Hoje, diferentes sites ajudam e facilitam esse processo para quem quer vender e quem quer comprar.

Além dos sites que comercializam usados há algum tempo, vimos surgir startups nesse setor também. Onde é possível vender, comprar ou até mesmo apenas emprestar/alugar algum objeto. A tecnologia potencializa o surgimento dessas iniciativas.

E não são somente canais especializados na compra e venda de usados que ajudam na expansão do setor. As redes sociais também fazem parte dessa grande onda de mudança de consumo - muitas pessoas anunciam seus produtos e procuram por outros de interesse nesses meios.

Como elenquei aqui, as vantagens da expansão desse mercado são inúmeras - consumo mais consciente, vida útil prolongada dos itens, complemento de renda e surgimento de empresas especializadas nesse processo. Fora, claro, a questão da economia. Você sabia que um celular usado, por exemplo, pode custar entre 30% a 40% a menos do que um novo? E com o mesmo acesso à tecnologia de ponta e outras garantias. De repente, vale avaliar sua próxima compra, certo?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto